“Susto hoje na decolagem. Nós colidimos com uma viatura sobre a pista”, disse o piloto Boeing 737 MAX 8 aos passageiros após bater contra um carro durante a decolagem, na noite da última terça-feira (11), no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. O relato foi registrado em vídeo por um dos passageiros da aeronave.
O voo, que tinha como destino Fortaleza, no Ceará, era operada pela Gol. Após o aviso, o piloto pediu para que todos seguissem as orientações da tripulação. “A situação está controlada no momento. Sigam, por favor, as orientações dos comissários, a assistência já está a caminho.”
O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência. De acordo com a concessionária RIOGaleão, não houve feridos e os passageiros foram desembarcados.
Em nota, a Gol informou que um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem optou por seguir viagem. Aos passageiros que decidiram permanecer na capital carioca, a companhia aérea ofereceu assistência. Leia a nota completa abaixo:
“A GOL informa que, na noite desta terça-feira (11), a aeronave designada para o voo G3 1674 (Rio de Janeiro – Fortaleza) colidiu com uma viatura da administradora do Aeroporto RIOgaleão, que se encontrava na pista durante o procedimento de decolagem.
A decolagem foi interrompida e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança. Um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem optou por seguir viagem. Aqueles que decidiram permanecer no Rio de Janeiro receberam toda assistência para acomodação, transporte e alimentação.
Tripulação e equipe seguiram os procedimentos e agiram rapidamente para garantir a segurança dos passageiros. A empresa informa, ainda, que o incidente não afetará outros voos.
A GOL reforça que a Segurança é o seu valor número 1 e está à disposição para colaborar integralmente com o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) nas investigações do ocorrido.”
A CNN perguntou à concessionária RIOGaleão porque a viatura estava na pista durante procedimento de decolagem. A concessionária enviou a seguinte nota:
“O RIOgaleão informa que, na noite de ontem, terça-feira (11/02), por volta das 22h, ocorreu um incidente sem vítimas envolvendo um veículo de manutenção e uma aeronave em uma das pistas do aeroporto. Não houve feridos e todos os passageiros desembarcaram em segurança.
O aeroporto segue operando normalmente para pousos e decolagens, sem impactos nas operações.
A Concessionária reforça seu compromisso com a Seguranca Operacional e segue em colaboração com o CENIPA, órgão que está conduzindo as investigações.”
A reportagem também pediu mais informações ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), sobre o incidente e aguarda retorno.
*Sob supervisão