O ex-ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse em entrevista à CNN, nesta quarta-feira (12), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sabe que “o ex-presidente Bolsonaro, hoje, é uma carta fora do baralho em termos políticos”.
“Eu acho que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tem maior importância para a política norte-americana. Direitistas radicais existem no mundo inteiro e ele [Trump] sabe que o ex-presidente Bolsonaro é uma carta fora do baralho em termos políticos. Está inelegível e ficará inelegível”, ressaltou.
Recentemente, após a vitória de Trump no fim do ano passado, aliados de Bolsonaro vêm se mostrando esperançosos, pois acreditam que o republicano pode interferir e reverter a situação de Bolsonaro com a justiça brasileira.
O próprio Bolsonaro chegou a dizer que Trump pode “afastar inelegibilidades” como a dele.
O ex-presidente está inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Além disso, já foi indiciado três vezes e não conseguiu estar presente na posse de Donald Trump por estar com passaporte retido.
De acordo com Aloysio Nunes, o governo dos Estados Unidos não deve “queimar navios” para tentar “resgatar” Bolsonaro.
“Não creio que isso seja uma questão relevante para os Estados Unidos. Eles têm outras preocupações, inclusive em relação à América do Sul, que não passam por Bolsonaro… a Venezuela, por exemplo”, afirmou.