O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), disse à CNN, nesta quarta-feira (12), que a alta nos preços dos alimentos “vai além das questões partidárias”.
“Falamos desse tema também com o ex-presidente Jair Bolsonaro, é um tema que vai além das questões partidárias”, disse Manga em entrevista ao CNN 360º (segunda a sexta-feira, às 15h).
A fala acontece após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugerir, na semana passada, que a população não compre produtos que estejam muito caros, para pressionar a redução e ajudar a controlar a inflação.
Manga está em Brasília participando do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. Na capital federal, o prefeito afirmou que conversou com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deputados estaduais, federais e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, além de Bolsonaro, sobre um acordo nacional para diminuir o preço dos alimentos.
A proposta é para haver “uma isenção entre municípios de 50% do IPTU, de 50% de ICMS do estado, de 50% dos impostos federais sobre os alimentos vendidos em supermercados, com a condição que os supermercados repassem 15% de desconto no arroz, no feijão, na carne suína, na carne bovina, no peixe e no frango”, explicou.
“Foi super bem aceita essa proposta, inclusive Hugo Motta nos recebeu ontem e falou que estará junto com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, encampando essa questão. Hoje, o ministro Márcio França se colocou à disposição para ser o representante do governo nessa articulação e garantir a qualidade da alimentação na mesa no momento em que estamos vivendo a alta dos preços”, prosseguiu.
Manga citou que o ministro de Lula vai encampar sua proposta e intermediar o projeto com o governo federal.