Com cinco anos de operação e com intensa sobrecarga nas demandas operacionais, o empresário Eduardo Silva Straliotto sentiu que era hora de buscar soluções para as atividades de gestão da empresa, a Stra Engenharia, que atua com administração, gerenciamento e execução de obras comerciais e residenciais.
As alternativas para definir os trâmites internos em diferentes áreas foi apresentada ao empresário por meio do Programa de Gestão Avançada (PGA), uma metodologia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), voltada para proporcionar uma gestão com foco em resultados, objetivos e metas. Com o incremento das ações de inovação, o Eduardo já contabiliza crescimento no faturamento, na prestação de serviço e funcionários.
Segundo o empresário o que fez ele procurar e manter um relacionamento com PGA foi a falta de tempo para fazer a gestão da empresa. Eduardo disse que ficava muito envolvido no operacional, muito sobrecarregado e, desta forma, não conseguia escalar o negócio, aumentar a empresa. “Então em 2023 eu entrei efetivamente no programa do Sebrae/MT. E a minha experiência foi muito boa porque, apesar da bagagem de vivências de outras empresas e de alguns cursos, é muito diferente quando você tem a imersão com especialistas que te ajudam a solucionar alguns problemas que você não consegue enxergar”, enfatizou.
Nos últimos quatro anos, o Sebrae/MT formou cerca de 170 empresários no Programa de Gestão Avançada. Atualmente, 34 pessoas estão em formação nas cidades de Rondonópolis (21) e Cuiabá (13). O programa tem a duração a 16 meses e carga horária de 228 horas.
A gestora estadual do PGA, Isabelle Correa, destacou que a metodologia do Programa permite um acompanhamento próximo das demandas e da estrutura da empresa e, a partir daí, é traçado um modelo de gestão para cada área, como por exemplo, finanças, marketing, processos e pessoas.
Isabelle explica que o PGA é um produto premium que o Sebrae/MT oportuniza para os empresários. É voltado para empresários que possuem mais de dois anos de existência, que já tenham ultrapassado a fase inicial de estabelecimento no mercado e tenham determinado como objetivo estratégico a mudança de patamar, buscando forte evolução no seu crescimento e resultados. “No primeiro momento trabalhamos com definição de indicadores e objetivos estratégicos e, depois, com Workshops e consultorias temáticas com consultores especialistas para cada área”.
Ainda de acordo com a gestora Isabelle, a intenção do Sebrae/MT é expandir, cada vez mais, este programa de gestão avançada para todo o estado de Mato Grosso.
Objetivos
Pelo programa, é desenvolvido plano empresarial, objetivos estratégicos, modelo de gestão baseado em indicadores e metas, acompanhamento da execução e os resultados, capacitação nas áreas de planejamento, finanças, marketing, processos e pessoas, dentre outras ações.
Os interessados em conhecer as soluções oferecidas pelo Sebrae, por meio do PGA, podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 570 0800 que funciona 24h de segunda a domingo, inclusive por WhatsApp, ou pode procurar um dos pontos de atendimento no estado. O valor do investimento é de pouco mais de R$ 16 mil e as formas de pagamento são flexíveis.