A tecnologia de impedimento semiautomático será usada no futebol inglês pela primeira vez em sete partidas da quinta rodada da Copa da Inglaterra, em jogos que serão disputados em estádios da Premier League, disse a FA nesta quinta-feira (13).
Dos oito jogos da quinta rodada, o duelo entre Preston North End e Burnley é o único que não envolve times da Premier League.
A tecnologia de impedimento semiautomático deveria ser implementada antes do Natal, mas encontrou problemas nos testes.
“A nova tecnologia será introduzida na quinta rodada da Emirates FA Cup… após um extenso período de testes que ocorreu durante a temporada 2024-25”, disse a FA em um comunicado.
“Após a operação bem-sucedida ao vivo na Emirates FA Cup, a Premier League tentará implementar o sistema mais tarde nesta temporada. A tecnologia de impedimento semiautomático fornecerá um posicionamento mais eficiente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos virtuais para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores.”
Árbitros assistentes de vídeo também estarão disponíveis em todos os oito jogos da quinta rodada da Copa da Inglaterra, juntamente com os anúncios do VAR, onde os árbitros explicam sua decisão final para fãs e espectadores. O VAR não foi usado nas rodadas anteriores.
O Manchester United venceu o Leicester City por 2 a 1 na quarta rodada com um gol de Harry Maguire nos últimos minutos, que parecia estar impedido, embora o bandeirinha não tenha levantado a bandeira.
As partidas da quinta rodada da Copa da Inglaterra serão disputadas no fim de semana de 1º de março e incluirão quatro jogos envolvendo clubes da Premier League.