Mato Grosso registra aumento de casos de picadas de escorpião e alerta para prevenção

Publicidade

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) revelam um aumento preocupante nos casos de picadas de escorpião em áreas urbanas de Mato Grosso no ano passado. Diante desse cenário, o órgão estadual emitiu um alerta para municípios e população sobre a importância da prevenção de acidentes com animais peçonhentos.

Em 2024, o estado registrou 3.158 picadas de animais peçonhentos, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desse total, 1.401 foram causadas por escorpiões, um aumento de 62% nos últimos cinco anos.

As picadas de escorpião são mais comuns em épocas de calor e chuva, e durante a noite, período de maior atividade desses aracnídeos.

As cidades com maior número de notificações de picadas de escorpião são Cuiabá (785 casos), Cáceres (162) e Sinop (159).

Entre os fatores apontados para o aumento dos casos de escorpionismo, que se tornou um problema de saúde pública, estão a adaptação de espécies de escorpiões ao ambiente humano, a ocupação desordenada do solo e as mudanças climáticas.

A maioria dos casos de picadas de escorpião apresenta apenas sintomas locais e evolui de forma benigna. No entanto, casos graves e fatais são mais frequentes em crianças menores de 10 anos, principalmente quando causados pela espécie Tityus serrulatus, principal responsável por acidentes graves no Brasil. Essa espécie já foi identificada em Cuiabá, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.

A SES-MT orienta os municípios a intensificarem o trabalho de busca e controle de escorpiões, além de divulgar informações sobre primeiros socorros e tratamento. É fundamental manter os estoques de soro antiveneno atualizados nas unidades de saúde.

Entre as medidas de prevenção que a população pode adotar estão:

  • Manter jardins e quintais limpos;
  • Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo e materiais de construção;
  • Limpar periodicamente terrenos baldios vizinhos;
  • Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los.

Em caso de acidente, a orientação é:

  • Limpar o local da picada com água e sabão;
  • Se possível, fotografar o animal causador do acidente;
  • Procurar atendimento médico em uma unidade hospitalar o mais rápido possível.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress