O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com o Impact Hub Floripa e a prefeitura de Sinop, realizou neste domingo (16) a Feira de Negócios da primeira turma do programa Chamada de Impacto. O evento, realizado na Avenida das Embaúbas, ao lado da Feira da Família, contou com a participação de 19 empreendedores, que tiveram a oportunidade de expor seus produtos e ampliar sua carteira de clientes.
Entre os empreendedores, alguns tinham apenas uma ideia e aproveitaram a oportunidade para abrir seus negócios. Um desses exemplos é Jennifer Stely Monteiro, que reside em Sinop há cerca de um ano e, até então, trabalhava apenas com bicos e diárias. Ao longo do programa, ela despertou o interesse pelo empreendedorismo e abriu uma empresa no ramo de fabricação de doces e bolos, que está em processo de formalização.
“Este curso foi uma experiência muito boa, fundamental para abrir meu negócio. Quando entrei no programa, ainda não tinha começado a comercializar meus produtos, e ele foi importante para esclarecer e entender muitas coisas”, conta Jennifer.
A empreendedora Geiciane Cristina Souza dos Santos participou pela segunda vez de um programa do Sebrae/MT e sempre manteve o sonho de abrir seu próprio negócio. Por meio do curso, ela começou a vender doces sem glúten e sem lactose. “É desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante, porque é diferente estudar e depois transformar o que aprendeu em um negócio. Nas aulas, me instruíram sobre todo o processo empreendedor, como a apresentação do produto”, explica.
A coordenadora do Sebrae/MT em Sinop, Leandra Franco, avaliou que o objetivo do programa foi gerar mais oportunidades de negócios para os pequenos empreendedores locais e incentivar o comércio da região. Segundo ela, essa meta foi alcançada com a realização e o sucesso da feira.
Leandra Franco destacou ainda que, desde novembro, os empreendedores vêm aprendendo sobre gestão, finanças e marketing e, agora, tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos na feira. “Muitos participantes são celetistas e também atuam informalmente na venda de seus produtos. O Sebrae/MT busca mostrar que a formalização é o melhor caminho para eles”, ressalta.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, visitou a feira e comemorou a parceria da gestão com o Sebrae/MT. “Para a cidade, esse tipo de iniciativa é muito positiva. Criar esse ambiente de negócio, estimula o empreendedorismo e gera economia para o município”, avalia.
O Sebrae/MT realizará nesta segunda-feira (17), às 18h30, na Associação de Desenvolvimento do Trabalho, Educação e Cultura (Adestec) – ‘Obra Padre Pio’, a formatura dos empreendedores que passaram por todas as etapas do curso. Mais de 50 pessoas vão receber o diploma de conclusão da turma do programa Chamada de Impacto.