A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço telefônico gratuito e de abrangência nacional, registrou um aumento significativo nos atendimentos em Mato Grosso em 2024.
Foram 8.144 atendimentos, um crescimento de 65,5% em relação ao ano anterior.
O número de denúncias também cresceu no estado, com um aumento de 59,9%, passando de 957 em 2023 para 1.531 em 2024. Desse total, a maioria foi realizada por telefone (1.389), seguida por WhatsApp (117).
Perfil das vítimas e agressores
- Vítimas: A maioria das denúncias (1.015) foi feita pela própria vítima, e as mulheres pretas e pardas são as mais frequentes (1.024).
- Agressor: Esposos(as) e companheiros(as) – ou ex-companheiros(as) – são os principais agressores (396).
- Local da violência: A casa da vítima (636 denúncias) e a residência compartilhada com o suspeito (465 casos) são os locais onde mais ocorrem as situações de violência.
- Frequência da violência: 731 atendimentos relataram violência diária, enquanto 277 disseram que as agressões ocorrem ocasionalmente.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, atribui o aumento significativo no número de atendimentos à maior confiança da população no Ligue 180. O serviço tem recebido investimentos em capacitação de profissionais e em divulgação, incluindo o atendimento via WhatsApp.
Como denunciar
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço gratuito e confidencial, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone. Além do telefone, as denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp (61) 99610-0180 ou pelo site https://www.gov.br/mulheres/pt-br/ligue-180.
Outros canais de denúncia
- Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam): https://www.pjc.mt.gov.br/
- Disque 190 (Polícia Militar): Em casos de emergência, ligue 190.
É importante lembrar: A violência contra a mulher é crime e deve ser denunciada. Não se cale, procure ajuda!