A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), realizou a primeira incineração de entorpecentes de 2025 na manhã desta terça-feira (18.2), na fornalha de uma empresa localizada no Distrito Industrial, em Cuiabá. Foram incinerados cerca de 3,5 toneladas de drogas, que foram apreendidos pelas forças de segurança na região metropolitana, no ano de 2024.
As drogas, entre maconha, pasta base, cocaína e drogas sintéticas, foram apreendidas em ações da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, que geraram centenas de procedimentos na Denarc, entre inquéritos policiais, Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e autos de prisão em flagrante.
A queima da droga ocorre com autorização judicial, contando com apoio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), responsável pela conferência e lacre do entorpecente destinado à destruição.
O delegado titular da Denarc, Wilson Cibulski Júnior, destacou que a destruição do material ilícito apreendido reflete na redução não apenas do tráfico de drogas, mas também de outros crimes alimentados por facções criminosas financiadas por esta atividade.
“O combate ao tráfico de drogas realizado pelas forças de segurança é constante e tem sido intensificado. A destruição da droga marca o fim do ciclo daquela droga, que foi retirada de circulação, representando um verdadeiro prejuízo para atividade do tráfico”, disse o delegado.