Sebrae/MT apresenta projetos para desenvolver territórios durante Encontro Mato-grossense de Municípios | ASN Mato Grosso

Publicidade

O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) apresentou projetos e ações voltadas ao desenvolvimento territorial, durante a abertura do ‘Encontro Mato-grossense dos Municípios’, em Cuiabá. O evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e a Associação Mato-grossense dos Município (AMM) entre os dias 18 e 19 de fevereiro reuniu no Cenárium Rural diversas autoridades e conta com mais de 30 palestras na programação.

Diretores do Sebrae MT, Lélia Brun, André Schelini e Roberto Dahmer, e presidente do Conselho Deliberativo, Jonas Alves, participam da abertura do Encontro Mato-grossense de Municípios

Dentre os programas apresentados pelo Sebrae/MT aos prefeitos está o “Cidade Empreendedora”. A iniciativa está estruturada em 10 eixos para promover políticas públicas com foco no desenvolvimento socioeconômico local e se tornou instrumento estratégico para apoiar municípios na desburocratização de procedimentos, inovação, melhoria do ambiente de negócios e geração de empregos e renda.

Outra iniciativa apresentada aos participantes do evento é o programa “Educação Empreendedora”, que promove o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais. Ao longo de 2024, mais de 78 mil alunos foram impactados no Estado.

Segundo a diretora Superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, os projetos promovem progresso e também a inclusão de populações, por vezes, desfavorecidas, como mulheres, jovens, idosos, povos originários ou de comunidades tradicionais, além de profissionais que atuam na informalidade. “Estamos aqui para ser um parceiro e queremos contribuir, ainda mais, para a melhoria do ambiente de negócios, a capacitação de gestores públicos e o apoio às empresas, para que possamos construir um Mato Grosso mais forte, inovador e sustentável”.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi, que atua como RIG (Relações Institucionais e Governamentais) da instituição, apresentou uma palestra sobre a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento e progresso nos municípios. Ele indicou dados e estratégias para os municípios se desenvolverem de forma eficiente, com o objetivo de estimular o empreendedorismo como vetor de desenvolvimento regional.

Os prefeitos conheceram o programa de capacitação e formação de novas lideranças empresariais e gestores públicos realizados por meio do Programa de Inclusão Socioprodutiva e Programa de Desenvolvimento Empresarial. Ambos são executados em parcerias com os municípios e visam fortalecer segmentos estratégicos com base nas vocações locais. É neste escopo que está incluído o apoio à agricultura familiar – que conecta produtores locais e fortalece cadeias curtas de abastecimento.

O Sebrae Mato Grosso que é parceiro do evento também conta com um estande de atendimento para que os participantes possam tirar dúvidas e conhecer os programas ofertados pela instituição.

De acordo com o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a ideia é promover a aproximação de gestores municipais para oferecer qualificação e capacitação. “Desta forma o Sebrae/MT contribui para elevar a qualidade de vida da população mato-grossense. Trabalhamos de forma integrada para democratizar o acesso aos empreendedores que desenvolvem negócios no estado”.

O presidente do TCE-MT, Sergio Ricardo, destaca que o evento é a oportunidade para que os governantes adquiram conhecimentos e troquem experiências com representantes dos setores com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e reduzir desigualdades sociais. “Para fazer uma boa gestão, é preciso de informação e qualificação. Temos um Mato Grosso muito rico, mas também temos um Mato Grosso muito pobre e precisamos trabalhar para superar esse quadro”.

Encontro Mato-grossense dos Municípios

Estande do Sebrae MT no Encontro Mato-grossense de Municípios

Convidado de honra no Encontro Mato-grossense dos Municípios, o ex-presidente Michel Temer ressaltou a importância de assegurar a autonomia dos municípios através de uma reforma administrativa. Ele lembrou que instituiu em sua gestão estabeleceu o teto de gastos e promoveu a reforma trabalhista, para recuperar o avanço do Produto Interno Bruto (PIB), controlar a inflação e a taxa de juros, entre outras crises durante o mandato. “Os investidores precisam de segurança jurídica e estabilidade para apostar no Brasil. Se há mudança constante de regras, o investimento não vem. A governabilidade depende de diálogo e não imposição. Sem isso, há um desgaste que pode comprometer a aprovação de pautas importantes”.

Durante a abertura do encontro, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para proporcionar capacitação técnica aos municípios. O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, enfatiza a importância de proporcionar sustentabilidade às cidades para que tenham mais autonomia e desenvolvimento.

“Nosso objetivo é fazer com que municípios que têm dívidas tenham condições de se reerguer e ter mais autonomia. Para isso, precisamos de uma parametrização nacional que dê condições ao gestor. Este encontro visa mostrar que decisões assertivas podem ser tomadas e podem mudar a realidade de inúmeros municípios do Mato Grosso”.

ASN Mato Grosso – Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress