O Aplicativo Projeto Luz, do Ministério Público de Mato Grosso, é finalista do 5º Prêmio Conexão Inova, concedido pela Rede Conexão Inovação Pública com o objetivo de reconhecer as ações mais impactantes que têm contribuído para a modernização da administração pública no Brasil, impulsionando a eficiência e a inclusão. Na 5ª edição, serão premiados projetos em 20 categorias diferentes, que vão desde regulação, serviços públicos e comunicação pública, até inteligência artificial e transformação digital.
As iniciativas finalistas foram anunciadas em uma live, na segunda-feira (17). O Aplicativo Projeto Luz é um dos cinco finalistas na categoria Políticas Públicas, subcategoria Projetos Concluídos. Ele concorre com outras duas iniciativas de Mato Grosso, uma da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e outra da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT), e com dois projetos de Goiás.
O aplicativo foi desenvolvido e é utilizado pela Promotoria de Justiça da comarca de Nova Mutum (a 264km de Cuiabá), em parceria com as polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Municípios de Nova Mutum e de Santa Rita do Trivelato, secretarias municipais de Saúde, de Educação e Cultura, Cidadania e Assistência Social e Assessoria Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação. Em 2021, ele venceu o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Persecução Cível e Penal, e a primeira edição do Prêmio Prioridade Absoluta, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria Sistema de Justiça.
A ferramenta tem por objetivo apoiar os atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, garantindo que toda a rede de proteção seja conhecedora e esteja devidamente apta a atender os casos.