Na noite de terça-feira (18), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou um homem que estava desaparecido há 12 dias na Floresta Amazônica, entre os municípios de Juína e Vilhena. Apesar do longo período perdido na mata, a vítima foi encontrada com vida e sem ferimentos.
O resgate mobilizou a equipe da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar (14ª CIBM), que foi acionada após o companheiro de trabalho da vítima relatar o desaparecimento. Segundo o boletim de ocorrência, ao retornar ao acampamento, ele encontrou apenas comida estragada e nenhum vestígio do colega, desaparecido desde o dia 7 de fevereiro.
As buscas se iniciaram com o auxílio da cadela Mari, e a complexidade do caso levou ao reforço da equipe de busca e resgate com cães da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Tangará da Serra, que enviou a cadela Amora.
A operação enfrentou desafios devido à vastidão e dificuldade de acesso da Floresta Amazônica. As buscas se concentraram em um raio de 500 metros ao redor do acampamento, mas sem sucesso inicial.
Com o apoio de um quadriciclo, uma motocicleta, um drone com câmera térmica e os cães farejadores, os bombeiros ampliaram a área de busca, culminando no 12º dia com o encontro do homem, exausto, mas em condições estáveis, de volta ao acampamento.
O trabalhador relatou que, ao sair para pescar, se perdeu na floresta e que conseguiu ouvir os chamados da equipe de resgate, o que o ajudou a se guiar de volta ao acampamento.
Após o resgate, os bombeiros militares prestaram os primeiros socorros e o encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juína, onde recebeu o tratamento médico necessário.