O volume de exportações brasileiras do agronegócio aumentou 87% em dez anos. Os dados compreendem o período de 2014 a 2024 e foram divulgados pelo Agrostat, Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com o levantamento, o Brasil exportou 140,8 bilhões de toneladas em 2014. Já no ano passado, o montante chegou a 264,2 bilhões. As somas podem aumentar nos próximos anos com uma maior entrada de pequenos produtores rurais no circuito de exportação.
Para facilitar o acesso, a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Sebrae, tem promovido iniciativas com direcionamentos e facilidades aos micro e pequenos empreendedores que se interessarem pelo mercado.
Entre as ações está o programa Exporta Mais Brasil e o lançamento do Mapa de Eventos 2025, digital e interativo, que promete facilitar o acesso a eventos internacionais e viabilizar contatos.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, falou ao Porteira Aberta Empreender sobre a amplitude e acessibilidade das ferramentas. Segundo o executivo, as iniciativas oferecem a oportunidade em se obter inteligência de mercado, capacitação e suporte estratégico para que os produtores possam identificar oportunidades em mercados internacionais e ampliar sua competitividade.
“Além disso, aproximam o produtor do mercado internacional ao promover encontros com compradores estrangeiros no Brasil, em diversas localidades”, disse Viana.
Exporta Mais Brasil
Realizado pela ApexBrasil, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de conectar o comércio exterior a empreendedores de todo o país, buscando uma aproximação ativa com todas as regiões brasileiras para potencializar suas exportações.
Somente em 2024, o programa gerou R$ 277,6 milhões em expectativa de negócios. A soma foi resultado de quase três mil reuniões entre 388 empresas brasileiras e 162 compradores internacionais de 50 países.
Novas edições já estão programadas para Brasília (DF) e Aracaju (SE), com rodadas de negócio para empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Healthy Foods (comidas saudáveis, em português), respectivamente.
A novidade fica por conta da parceria com o Sebrae, beneficiando micro e pequenos empreendedores que podem receber passagens nacionais para estar nos eventos realizados fora dos estados de origem.
“Ajudar os pequenos produtores rurais a exportar é uma das prioridades para a ApexBrasil. O custo para participar de uma feira internacional ou uma rodada de negócios em outro país não é baixo, é um investimento significativo que muitas vezes não cabe no orçamento do micro, pequeno produtor”, declarou Jorge Viana.
Rodada de negócios
A edição Healthy Foods do programa é destinada ao setor de alimentos e bebidas saudáveis e ocorre nos dias 7 e 8 de abril, em Aracaju (SE).
São 20 vagas, com possibilidade de custeio de passagem aérea e hospedagem para até 15 empresas selecionadas, conforme critérios estabelecidos no regulamento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 19 de fevereiro, pelo site da ApexBrasil.
A edição Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) será em Brasília (DF), entre os dias 9 e 11 de abril.
O evento acontece paralelo ao Inova 2025, organizado pelo Sebrae. São 20 vagas abertas até o dia 19 de fevereiro. Empresas do Norte e Nordeste e lideradas por mulheres terão pontuação extra. A participação é gratuita.
A Plataforma Brasil Exportação, da ApexBrasil, reúne mais de 800 serviços de exportação, incluindo estudos de mercado, capacitações, apoio no exterior, serviços logísticos, financeiros, conectando empresas brasileiras à prestadores de serviços.
De acordo com a Agência, o foco é facilitar o acesso a informações estratégicas e oportunidades de negócios mundo afora. Dentre os serviços, está o Mapa de Eventos 2025, ferramenta digital e interativa com mais de 100 eventos relativos à comercialização em outros países.
Além da ApexBrasil, o mapa digital conta com eventos apoiados por entidades como Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mapa, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sebrae.
“Com o apoio de parceiros como o Sebrae, buscamos democratizar o acesso ao comércio exterior, garantindo que pequenos negócios do setor agropecuário tenham condições de expandir sua atuação globalmente, agregar valor aos produtores, diversificar mercados e fortalecer a economia local”, afirmou Viana.
Na próxima quarta (26), às 10h, a ApexBrasil vai realizar webinar para apresentar o novo mapa digital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na Plataforma Brasil Exportação.