A Itaipu Rural Show traz o que há de mais recente na área de pesquisa científica, inovações tecnológicas e práticas sustentáveis para o produtor rural. No primeiro dia do evento, o sistema CNA/Faesc/ Senar selou um termo de cooperação técnica com a Cooperitaipu para investimento em cursos de inseminação artificial na área de bovinocultura.
A entidade trouxe para a feira a Carreta Agro, uma estrutura itinerante projetada para ser multiuso que oferece imersões em tecnologia, inovação e conhecimento. À repórter Valéria Burbello, o vice-presidente da Faesc, Clemerson José Pedrozo, falou que a feira é uma oportunidade para debater e buscar soluções sobre os desafios enfrentados pelos produtores catarinenses.
Agro mais sustentável
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) trouxe para feira uma unidade demonstrativa do sistema de plantio direto de hortaliças e outra unidade portátil de biofertilizante aeróbico, que oferecem soluções inovadoras para o setor
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do estado, Jorginho Mello (PL). Durante entrevista coletiva, ele ressaltou os esforços para garantir a rentabilidade dos produtores, por meio de políticas públicas e destacou a importância do cooperativismo catarinense como pilar para o desenvolvimento do agronegócio no estado.
“O agronegócio de Santa Catarina é um dos carros chefes do estado. O sistema cooperativista é um dos melhores do Brasil. O governo do estado está fazendo todas as políticas públicas que nós podemos fazer”, discursou.
Conflitos
Outro tema abordado pelo governador durante a coletiva foi sobre as disputas entre indígenas e produtores rurais da região. Mello afirmou que existem dificuldades para resolver o problema.
“Recebi um pedido sobre Cunha Porã, sobre a reserva indígena. Depende do Incra, do governo federal… enfim, uma série de dificuldades para que a gente possa fazer os cadastros”, disse Jorginho.
A 26° edição da Itaipu Rural Show é uma realização da Cooperativa Regional Itaipu e segue até o dia 22 na cidade de Pinhalzinho.