As eleições da Câmara dos Deputados e do Senado não podem ser analisadas apenas pela ótica do pleito, e sim pelo que elas estão demonstrando. Na avaliação do diretor-executivo da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio), João Henrique Hummel, o resultado mostra que o “Legislativo está ganhando independência” e o Congresso Nacional está se “apoderando das tomadas de decisões”.
Entrevistado desta semana do programa Direto ao Ponto, Hummel salienta que o poder visto hoje no Congresso Nacional não foi adquirido de uma hora para outra, mas sim ao longo do tempo.
“Isso vem desde a época em que acabou a Conta-Movimento e se criou o Orçamento dentro do Congresso. Depois vem a retirada de pauta. A pauta era só medida provisória. A pauta hoje passa a ser do Congresso. E aquela pressão que se tinha sobre os recursos, sobre as emendas… Hoje, as emendas já estão nas mãos do parlamentar”.
Conforme ele, com esse crescimento do “poder” o presidente da República, independente de quem seja, terá cada vez mais que sentar com a base e negociar os temas.
“A eleição dos presidentes das duas casas hoje veio para fortalecer isso”.


Sobre o governo federal estar “meio perdido”, a exemplo do que se viu recentemente com o PIX e a elevação dos preços dos alimentos, na avaliação do diretor-executivo da FPBio “o governo chegou à conclusão de que ele não tem a maioria no Congresso” e “está tentando buscar uma forma de solução para eles”.
“A solução é uma eleição onde ele possa aumentar a sua bancada para poder ter uma maioria e poder discutir uma pauta sua. Ou ele vai ter que se render à pauta da maioria do Congresso”, frisa Hummel.
+Confira mais entrevistas do programa Direto ao Ponto
+Confira outras entrevistas do Programa Direto ao Ponto em nossa playlist no YouTube
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.