Uma ação integrada entre as forças de segurança de Mato Grosso e do Rio de Janeiro resultou na prisão de um líder de uma facção criminosa do estado, nesta quarta-feira (19.2).
A prisão ocorreu na capital carioca e faz parte das investigações do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que visa combater o crime organizado no estado.
O criminoso, era foragido da Justiça de Mato Grosso e possuía um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal, com uma condenação de quase 40 anos de reclusão em regime fechado.
O faccionado integrava o Conselho Final da organização criminosa, responsável por avaliar punições e ordenar crimes. Ele possui um extenso histórico criminal, com passagens por associação criminosa, homicídio, latrocínio e sequestro. Além disso, ele já havia sido investigado pelo envolvimento na morte de um aluno sargento da Polícia Militar de Mato Grosso em 2004 e foi alvo de diversas operações policiais ao longo dos anos.
O homem é suspeito de ter financiado a fuga para o Rio de Janeiro dos envolvidos no homicídio de um sargento da Polícia Militar em maio de 2024, em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cuiabá.
Após o cumprimento do mandado, o criminoso foi encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro e, posteriormente, levado para uma penitenciária, onde cumprirá sua pena.
A prisão envolveu as forças de segurança de Mato Grosso, incluindo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Militar (Diretoria de Inteligência e Bope), Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Judiciária Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público. As forças de segurança do Rio de Janeiro também auxiliaram na prisão.