A cantora Chantal Kreviazuk alterou a letra do hino nacional canadense durante a final do campeonato “4 Nations Face-Off” de hóquei, entre EUA e Canadá na quinta-feira (20), adicionando mais tensão a uma competição já carregada de tensão política. Kreviazuk mudou o verso “in all of us command” para “that only us command” em sua apresentação pré-jogo de “O Canada”.
O assessor de imprensa Adam Gonshor informou à Associated Press que Kreviazuk fez a alteração em protesto aos comentários do Presidente Donald Trump sobre transformar o Canadá no 51º estado dos EUA.
Kreviazuk, natural de Winnipeg, fez alusão à tensão entre os dois países no Instagram, escrevendo: “Sinto muito se você pensa que estaríamos melhor anexados. A questão é que, para mim, a arte é uma expressão da nossa verdade. E neste momento muito peculiar e potencialmente consequente, realmente acredito que devemos nos levantar, usar nossas vozes e tentar nos proteger…”
“Não – devemos expressar nossa indignação diante de quaisquer abusos de poder. Fui criada em parte por música inspirada por vozes corajosas comprometidas com a resolução pacífica de conflitos. O Canadá, assim como a Ucrânia, é uma nação soberana. Ponto final. Temos uma cultura própria. Estamos unidos em nossos valores. Nos importamos. Somos gentis. Somos fortes.”
Canadá 51º estado americano?
Desde o início de sua presidência, Trump tem repetidamente manifestado seu desejo de ver o Canadá se tornar o 51º estado dos EUA, dirigido críticas ao Primeiro-Ministro Justin Trudeau e ameaçado impor tarifas massivas que teriam um impacto devastador na economia canadense.
Isso levou a vaias ao “The Star-Spangled Banner” em arenas por todo o Canadá nas últimas semanas, incluindo no sábado em Montreal antes do primeiro confronto do 4 Nations Face-Off entre as duas equipes. “O Canada” foi brevemente vaiado antes do jogo de quinta-feira em Boston, mas aparentemente grande parte do público estava cantando o hino canadense em conjunto ao final.
O Canadá venceu por 3-2 na prorrogação e conquistou o título inaugural do 4 Nations Face-Off – um torneio internacional de meio de temporada organizado pela NHL. Após o jogo, Kreviazuk publicou uma foto sua no Instagram comemorando com o punho erguido e a legenda “e a justiça prevalece”.
Trudeau enfatizou a recente animosidade entre EUA e Canadá após o jogo, publicando no X: “Vocês não podem tomar nosso país — e não podem tomar nosso esporte.”