A tradicional festa de Carnaval que se inicia na próxima sexta-feira (28) e se estende até a terça-feira, 04 de março, em todo o Brasil, traz expectativas tanto para quem vai curtir, mas principalmente para os empresários que aproveitam o período para ampliarem o faturamento. Foliões devem curtir os cinco dias de comemoração em blocos de rua, desfiles, festas privadas, em reuniões com amigos e familiares ou para simplesmente descansar. A estimativa é de que o período movimente R$ 593 milhões na economia de Mato Grosso, segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT).
Os dados indicam que cerca de 33% dos mato-grossenses confirmaram presença em algum evento de folia neste ano de 2025. Outros 24% ainda estão indecisos, e 44% não devem participar de nenhum dos cinco dias de festa. Com isto, há uma chance de o número participantes ser igual ou inferior ao registrado em 2024, em que 49% dos mato-grossenses festejaram a data comemorativa.
Se de um lado os foliões vão aproveitar o período seja para curtir ou para descansar, do outro, os empresários se preparam para vender mais, inclusive alguns se reinventam para aproveitar ainda mais o período festivo. É o caso de Carlos Meoli, dono de um estabelecimento voltado para bebidas e alimentos na Praça Popular, que se uniu com outros empresários do ramo para lançar a primeira edição do “Carnaval na Praça”, em Cuiabá, com início no domingo (2) e término na terça-feira (4).
A ideia, segundo ele, surgiu após enxergarem uma debandada de pessoas da cidade, em busca de alternativas para a festa. “Nós tivemos o intuito de gerar movimento na praça e, consequentemente, nos bares. Também organizamos uma matinê, no domingo, para atrair as famílias. O trabalho é realizado em conjunto com o bloco ‘Bode Bonito’ e estamos muito animados. A expectativa é de uma média de 600 pessoas por dia”, avalia o empresário.
Para apoiar e orientar os empresários neste período, o Sebrae Mato Grosso vai ao encontro destes empreendedores, com estratégias e caminhos para ampliarem a renda e aproveitarem da melhor forma este período. De acordo com o analista Técnico do Sebrae/MT, Alberto Santana, o percentual deste ano, apesar de não estar tão elevado quanto o ano anterior, ainda assim pode ser lucrativo e gera expectativas de quem se prepara para atender o público e fornecer produtos durante o Carnaval.
“Acredito que o empresário precisa pensar em como fortalecer o seu negócio, se preparar e usar as melhores ferramentas neste momento e fidelizar este cliente. O Sebrae tem uma trilha de projetos, consultorias e estratégias que vai desde gestão, ao marketing e vendas, para ajudar este empreendedor a se desenvolver não só para o Carnaval, mas para após o período também, se tornando mais competitivo”, diz.
A maioria dos entrevistados afirma que irá participar de algum evento no estado. Cerca de 21% busca por festas gratuitas, outros 19% vão para blocos de rua, 18% irão passar com amigos ou familiares e 15% estarão em festas privadas. Os dados também traçam um perfil dos carnavalescos: a maioria se concentra na faixa etária entre 26 e 44 anos e que ganha entre 2 a 5 salários mínimos. Este indicativo aponta que há uma margem de maior investimento em experiências premium por parte deste grupo.
“Os empreendedores que irão atender o segmento de eventos, principalmente, devem ficar atentos neste indicativo e procurar soluções que comportem a demanda destes clientes, sempre pensando em proporcionar uma melhor experiência dentro do limite financeiro de quem se propõe a buscar participar de alguma destas festas”, orienta.
Foliões viajantes
O levantamento aponta que 12% dos mato-grossenses que vão comemorar o Carnaval devem viajar para fora do estado, em locais para onde a festa é mais tradicional, como nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro, por exemplo. Isto faz com que os gastos com transporte e passagens (43%) e hospedagem (29%), superem o valor de outros serviços disponíveis, como alimentação e bebidas (23%), serviços de personalização (22%) e ingressos para shows (20%).
“O empresário precisa pensar em como fortalecer o nosso estado como um polo atrativo de festas carnavalescas, criando opções e oportunidades para as pessoas. Considerando que muitas pessoas estão dispostas a ir para fora e investir na economia de outros estados, o nosso acaba perdendo lucros em um período tão importante como o desta festa”, avalia o analista Alberto Santana.
Quem não vai participar do Carnaval
A pesquisa aponta que 44% dos mato-grossenses não devem cair na folia em nenhum dos cinco dias de Carnaval. Os motivos são diversos: 20% afirmam não gostar da festa, 18% apontam motivos religiosos, enquanto 29% afirmam que as finanças e o custo elevado dos produtos os impedem de participar das festas.
“Alguns destes números podem ser contornáveis. Por exemplo, quem não gosta de Carnaval, por que não gosta? Algo que fuja da festa tradicional pode ser uma opção no qual os empreendedores precisam ficar atentos. E quem alega motivos financeiros, por exemplo, estes têm disposição em participar, mas precisam de uma oportunidade que se encaixe dentro do orçamento. Dentro deste público, uma parte pode ser seu potencial cliente. Oferecer um produto de baixo custo, sem perder a essência da festa, também pode atrair estas pessoas e alcançar um maior público e, consequentemente, maior lucro”, explica o analista.
Cerca de 12% responderam na pesquisa que a cidade onde mora não oferta nenhuma opção interessante para a festa. A maioria destes buscam a capital Cuiabá para aproveitar a folia. “É uma oportunidade para o empreendedor traçar estratégias de competitividade e reter este público na cidade onde mora, e todos ganham com isso”, complementa o analista.
Pesquisa
Os dados foram obtidos através de entrevistas telefônicas, entre os dias 23 de janeiro e 07 de fevereiro, em todo o estado. Cerca de 1031 residentes, maiores de 18 anos, responderam o questionário. A pesquisa utiliza a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% e 95% de confiança.