A Federação Paranaense de Futebol (FPF) estuda a possibilidade de implementar o VAR desde o início do Campeonato Paranaense de 2026. Esse será um dos temas debatidos em reuniões com os clubes após o término da atual edição do Estadual.
Em entrevista ao UmDois Esportes, o presidente Hélio Cury Filho valorizou o desempenho da arbitragem neste ano, apesar das polêmicas na primeira fase.
Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Campeonato Paranaense pode sofrer mudanças drásticas a partir de 2026
“A ferramenta VAR nos ajuda e valoriza qualquer campeonato, entre eles o Paranaense. Não tivemos desde o início do campeonato, tivemos mais acertos do que erros de arbitragem durante a primeira fase. Mas sim, vem para enriquecer o campeonato e corrigir eventuais falhas de arbitragem”, disse o presidente.
Cury Filho, no entanto, ressaltou o alto investimento para a implementação do VAR desde o início do Campeonato Paranaense. “É um investimento alto, depende da fórmula do campeonato, da quantidade de partidas que vamos ter ano que vem e eventuais que venham específicos para a questão do VAR”, comentou.
Polêmicas no Campeonato Paranaense

Sem o árbitro de vídeo, a primeira fase do Campeonato Paranaense teve muitas polêmicas e reclamações dos clubes. Por exemplo, o Athletico reclamou de pênalti não marcado no empate sem gols com o Cascavel, e o Paraná Clube criticou a não expulsão do goleiro Kayo Felipe no confronto direto pelo rebaixamento com o São Joseense.
A FPF realizou intertemporada com os árbitros. “A gente fez numa crescente de transição com os árbitros. O VAR vem para nos auxiliar muito. Queremos aprimorar todo o processo, gerar situações com vídeo do nosso próprio campeonato para que os árbitros possam se auto visualizar”, afirmou Anderson Gonçalves, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF.
“Pode minimizar que são questões de campo e o olho humano não consegue observar. Vem na esteira de dar qualificação e que o resultado do campo seja o mais legítimo possível”, acrescentou o presidente.
VAR teve estreia antecipada no Campeonato Paranaense
Inicialmente, a expectativa da FPF era de colocar árbitro de vídeo apenas a partir das semifinais, como ocorreu nas últimas duas edições. Mas a estreia da ferramenta ocorreu já nas quartas de final para evitar maiores problemas.
Os primeiros jogos com VAR no Estadual de 2025 foram Azuriz 0x0 Athletico, Maringá 2×0 Coritiba, São Joseense 1×1 Operário e Cianorte 0x2 Londrina.
Onde apostar no Paranaense 2025
As melhores bets legalizadas do Brasil oferecem apostas no Campeonato Paranaense 2025. É possível dar palpites no vencedor de cada jogo, total de gols da partida, campeão da competição, entre outros mercados.