O calorão mal foi embora do Sudeste e do Centro-Oeste do país e já tem data para retornar. Isso porque a quinta onda de calor do ano já tem data para ocorrer. A massa de ar quente deve se estabelecer a partir da próxima sexta-feira (28) e se estenderá até pelo menos 6 de março.
Já no Sul, a quarta onda de calor acabou de começar e continuará atuando por mais alguns dias. Assim, o início de março será marcado por temperaturas elevadas, consolidando um período de altas temperaturas.
Esse novo episódio de calor extremo afeta as áreas em destaque no mapa abaixo e será causado pela atuação de um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera.
O fenômeno intensificará a circulação do ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o aumento dos termômetros de maneira mais expressiva ao longo dos próximos dias.
De acordo com a Climatempo, o próximo evento é distinto da onda de calor que começou no final de semana no Sul por conta da atuação da massa de ar mais seco na Argentina. Os gaúchos terão apenas um dia com ligeira redução no calor, que será na quinta-feira (27), mas, a partir de sexta, volta a esquentar.
Regiões mais afetadas


Como mostrado no mapa acima, áreas em vermelho indicam regiões onde as temperaturas ficarão entre 5°C e 7°C acima da média climatológica de março. Esse cenário inclui estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, que enfrentarão calor acima do normal para esta época do ano.
Já as áreas em laranja, abrangendo uma porção ainda maior do Brasil, terão temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média histórica de março, o que reforça a intensidade dessa nova onda de calor.