Brasil reduz atraso na colheita de soja da safra 2024/25

Publicidade

A colheita de soja no Brasil em 2024/25 segue em atraso, mas agora já se aproxima do percentual registrado no ano passado. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), recolhidos até o dia 23 de fevereiro, a colheita alcançou 36,4% da área, versus 38% nessa mesma época do ano passado.

Em Mato Grosso, maior produtor nacional, a Conab disse, em boletim, que a redução das chuvas beneficiaram o avanço da colheita na última semana. Mas em áreas do Paraná e Mato Grosso do Sul o excesso de umidade ainda é um empecilho para os trabalhos em campo, segundo a estatal.

Já no Rio Grande do Sul, que vinha sofrendo com as altas temperaturas, as chuvas recentes beneficiaram a finalização do plantio. Naquelas semeadas mais cedo e em regiões onde a estiagem foi mais severa, há a estimativa de baixas produtividades. Em parte das áreas semeadas depois da metade de novembro, observa-se o abortamento de flores e vagens, em decorrência das altas temperaturas.

Com a retirada da soja no campo, os produtores avançam no plantio da safrinha, que chegou a 53,6% da área. O percentual está abaixo dos 59% semeados nesse mesmo período do ano passado.

De acordo com a Conab, neste momento o clima favorece o cultivo nas principais regiões produtoras, como Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.

AF News

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress