conheça o Ceilândia, adversário na Copa do Brasil

Publicidade

O Ceilândia é o adversário do Coritiba na Copa do Brasil nesta primeira fase e para receber a equipe nesta quinta-feira (27), às 19h, fez manutenções no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, em Brasília.

A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, responsável por manter o modesto estádio, investiu R$ 870 mil para trocar o sistema de iluminação da praça esportiva, que agora consegue receber partidas no período noturno.

Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Presidente do Ceilândia responde crítica de técnico do Coritiba

Os refletores foram inaugurados no dia 17 de fevereiro, em uma partida pelo Campeonato Candango, o estadual da região.

Outra novidade do Ceilândia, que aprovou a mudança para SAF em janeiro, será o uso de reconhecimento facial para entrada na arquibancada no dia do jogo. É a primeira vez na história do futebol de Brasília que a tecnologia é utilizada.

Abadião usará novo sistema de iluminação em jogo contra Coritiba/ Foto: Divulgação/SEL-DF

Adversário do Coritiba, Ceilândia é atual campeão do Candangão

O time da cidade do Distrito Federal já conquistou a taça do Candangão três vezes, a última delas em 2024, quando recebeu uma premiação de R$ 1 milhão da federação local.

Nesta temporada, o Gato Preto perdeu a liderança para o Brasiliense depois de perder para o Capital, por 4 a 1. O time poupou jogadores pensando no confronto pela Copa do Brasil. Foi a segunda derrota do time na temporada.

Em oito jogos pelo Estadual, o time tem seis vitórias e duas derrotas. A equipe marcou 11 jogos e levou sete, ou seja, uma média de quase um gol por partida.

Felipe Clemente é um dos jogadores para o Coxa ficar de olho dentro de campo. O camisa 11 é o artilheiro do time, com quatro gols em oito jogos. Ele foi um dos que foi poupado no jogo do último domingo (23).

Torcida do Ceilândia, adversário do Coritiba. Foto: Divulgação/Ceilândia.

Torcida do Ceilândia, adversário do Coritiba. Foto: Divulgação/Ceilândia.

Ceilândia eliminou Londrina na Copa do Brasil em 2022

O modesto time de Brasília foi o algoz de um time paranaense há três anos. O Ceilândia eliminou o Londrina em 2022 na primeira fase da Copa do Brasil.

O Tubarão estava na Série B na época e foi até Brasília, mesmo assim, não conseguiu fazer valer a superioridade no ranking da CBF e caiu após perder por 2 a 0.

Na segunda fase, o Ceilândia fez novo estrago ao eliminar o Avaí em plena Ressacada e chegar de forma inédita na terceira fase da Copa do Brasil. Foi a campanha mais longeva do time na competição, quando caiu para o Botafogo.

Fundado em 1979, depois de se profissionalizar e mudar de nome, o Ceilândia, que antes era Dom Bosco Esporte Clube, vai completar 46 anos neste ano. A equipe chegou a disuptar a Série B em 1989, quando a Segunda Divisão teve a participação de 96 clubes.

Mais recentemente, a equipe tem figurado na Série D, mas sem atingir grande sucesso. A última disputa foi em 2023, quando chegou às oitavas de final. Em 2024 não teve divisão. Já nesta temporada, o time volta à disputa da última divisão nacional.

Siga o UmDois Esportes

Um Dois Esportes: Notícias do esporte nacional

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress