O Ceilândia é o adversário do Coritiba na Copa do Brasil nesta primeira fase e para receber a equipe nesta quinta-feira (27), às 19h, fez manutenções no Estádio Maria de Lourdes Abadia, o Abadião, em Brasília.
A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, responsável por manter o modesto estádio, investiu R$ 870 mil para trocar o sistema de iluminação da praça esportiva, que agora consegue receber partidas no período noturno.
Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Presidente do Ceilândia responde crítica de técnico do Coritiba
Os refletores foram inaugurados no dia 17 de fevereiro, em uma partida pelo Campeonato Candango, o estadual da região.
Outra novidade do Ceilândia, que aprovou a mudança para SAF em janeiro, será o uso de reconhecimento facial para entrada na arquibancada no dia do jogo. É a primeira vez na história do futebol de Brasília que a tecnologia é utilizada.
Adversário do Coritiba, Ceilândia é atual campeão do Candangão
O time da cidade do Distrito Federal já conquistou a taça do Candangão três vezes, a última delas em 2024, quando recebeu uma premiação de R$ 1 milhão da federação local.
Nesta temporada, o Gato Preto perdeu a liderança para o Brasiliense depois de perder para o Capital, por 4 a 1. O time poupou jogadores pensando no confronto pela Copa do Brasil. Foi a segunda derrota do time na temporada.
Em oito jogos pelo Estadual, o time tem seis vitórias e duas derrotas. A equipe marcou 11 jogos e levou sete, ou seja, uma média de quase um gol por partida.
Felipe Clemente é um dos jogadores para o Coxa ficar de olho dentro de campo. O camisa 11 é o artilheiro do time, com quatro gols em oito jogos. Ele foi um dos que foi poupado no jogo do último domingo (23).

Ceilândia eliminou Londrina na Copa do Brasil em 2022
O modesto time de Brasília foi o algoz de um time paranaense há três anos. O Ceilândia eliminou o Londrina em 2022 na primeira fase da Copa do Brasil.
O Tubarão estava na Série B na época e foi até Brasília, mesmo assim, não conseguiu fazer valer a superioridade no ranking da CBF e caiu após perder por 2 a 0.
Na segunda fase, o Ceilândia fez novo estrago ao eliminar o Avaí em plena Ressacada e chegar de forma inédita na terceira fase da Copa do Brasil. Foi a campanha mais longeva do time na competição, quando caiu para o Botafogo.
Fundado em 1979, depois de se profissionalizar e mudar de nome, o Ceilândia, que antes era Dom Bosco Esporte Clube, vai completar 46 anos neste ano. A equipe chegou a disuptar a Série B em 1989, quando a Segunda Divisão teve a participação de 96 clubes.
Mais recentemente, a equipe tem figurado na Série D, mas sem atingir grande sucesso. A última disputa foi em 2023, quando chegou às oitavas de final. Em 2024 não teve divisão. Já nesta temporada, o time volta à disputa da última divisão nacional.