O técnico Maurício Barbieri avaliou que o Athletico jogou o suficiente para se classificar à segunda fase da Copa do Brasil 2025. Mesmo sem uma grande exibição, o time venceu com tranquilidade o Pouso Alegre, time de Minas Gerais que vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.
“Até o momento, acho que a gente tem entregado os resultados e oscilamos em alguns jogos. A gente reconhece isso e que fizemos um jogo de Copa para passar. Equilibrado e sem correr riscos excessivos. A gente sabe que tem condição de ter um rendimento melhor, mas precisamos ajustar alguns elementos”, avaliou o treinador.
Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense
+ Campeonato Paranaense pode sofrer mudanças drásticas a partir de 2026
Barbieri apontou que a equipe perdeu a característica do início do ano, que era de criar muitas chances de gol. O comandante rubro-negro atribui às contratações que chegaram ao clube e também às lesões nesse início de temporada. O meia Giuliano e o atacante Alan Kardec, que estão machucados, só chegaram tempo depois do início da pré-temporada rubro-negra.
“Em relação ao que está faltando para a gente desempenhar melhor, é tempo para treinar. Não tenho tempo para treinar. Quando a gente conseguir ter mais estabilizado o elenco e ter tempo para trabalhar, a tendência é melhorar”, projetou.
Mesmo assim, o Athletico tem números positivos. São 13 jogos até aqui, com sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Além disso, são 21 gols marcados e nove sofridos.
Sobre o último ponto, Barbieri ainda fez questão de ressaltar a melhora do sistema defensivo. O Furacão chegou a sofrer gols em oito dos nove primeiros jogos da temporada.
“Os números são importantes e reflexo da dedicação que esse grupo vem tendo. Os números poderiam e até deveriam ser melhores. Um ponto importante é que a gente vinha sofrendo muitos gols no início do ano e agora são quatro jogos sem sofrer. Então também estamos evoluindo”, completou.
Athletico faz seis substituições após lateral sofrer concussão
Apesar da classificação à segunda fase da Copa do Brasil, o Athletico teve uma baixa importante. O lateral-direito Dudu sofreu uma concussão e foi substituído ainda no intervalo da vitória sobre o Pouso Alegre, de Minas Gerais.
“O Dudu tomou uma pancada na cabeça. Na hora já estava um pouco zonzo, mas ele levantou rápido e aí todo mundo entendeu que ele podia continuar. Quando a gente subiu do intervalo, ele tava relatando que não estava bem e com tontura. Por isso, a troca [no intervalo]”, explicou o técnico Maurício Barbieri.
Conforme o protocolo válido no futebol brasileiro, lesões por concussão permite que a equipe tenha direito a uma substituição extra. Dessa forma, isso não afeta as outras cinco mudanças já previstas.
De acordo com a regra, o Furacão fez seis substituições devido ao problema de Dudu, que sofreu um choque na cabeça no fim do primeiro tempo. O colombiano Hayen Palacios entrou e assumiu o lado direito da defesa.
A tendência é que Dudu passe por exames mais detalhados, para avaliar a questão neurológica, e não treine nos próximos dias.
Athletico terá tempo para se preparar para o próximo duelo
O Athletico se prepara para o jogo contra o Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense. Após o empate sem gols na ida, o Furacão precisa vencer para avançar. Em caso de nova igualdade no placar, a decisão será nos pênaltis.
O duelo de volta está marcado para o dia 8 de março (sábado), às 16h, na Ligga Arena, em Curitiba. O dia foi remarcado após a Federação Paranaense de Futebol (FPF) atender um pedido da Polícia Militar para que nenhum jogo fosse marcado durante o Carnaval.