Carnaval aquece a economia em Barra do Garças e em toda a região do Vale do Araguaia, animando comerciantes locais | ASN Mato Grosso

Publicidade

O Carnaval em Barra do Garças e região promete movimentar a economia local. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gerência de Inteligência Estratégica do Sebrae de Mato Grosso, 62% dos foliões mato-grossenses planejam gastar mais neste Carnaval. Com a expectativa de maior circulação de turistas e moradores, setores como alimentação, hospedagem e comércio ambulante já estão se preparando para o aumento na demanda.

“O Carnaval é um período estratégico para os pequenos negócios, especialmente em cidades turísticas como Barra do Garças. A folia amplia o fluxo de visitantes, aquece o comércio e gera oportunidades de faturamento em diversos segmentos”, afirma Jaqueline Macedo, gerente da Regional Nordeste do Sebrae/MT.

Entre os empresários locais, a expectativa é de um aumento no movimento durante os dias de folia. Para atender à demanda, eles estão investindo em cardápios diferenciados, promoções, horários estendidos e na contratação de mão de obra temporária.

A proprietária de um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, Gisele Fonseca, já sente os reflexos desse crescimento. “Estamos otimistas, pois, em períodos festivos como o Carnaval, temos um aumento significativo no fluxo de clientes. Para atender a essa demanda, reforçamos o estoque e aumentamos o período de atendimento. Nossa expectativa é um crescimento de 30% no faturamento em comparação aos meses sem eventos”, destaca.

A pesquisa do DataSebrae aponta que os setores de alimentação, hospedagem e lazer devem ser os mais beneficiados. O principal gasto dos foliões no Carnaval 2025 será com transporte e passagens, representando 43%, o que demonstra a alta intenção das pessoas de viajar para curtir a folia. Além disso, 29% dos entrevistados afirmaram que devem investir em hospedagem e 23% em alimentação e bebidas.

De acordo com o secretário de Turismo de Barra do Garças, Wendell Lopes, além do aumento no consumo, o Carnaval também impulsiona a contratação de mão de obra temporária, favorecendo a geração de renda local. “Estamos trabalhando para fortalecer a cidade como um polo turístico, e o Carnaval é uma das datas que mais atrai visitantes, beneficiando toda a cadeia produtiva”, afirma.

O secretário explicou que haverá atrações à beira do rio Araguaia, blocos de rua e festas em clubes. Com isso, espera-se um fluxo intenso de turistas e consumidores locais, consolidando o Carnaval como um dos períodos mais lucrativos para a economia da região e reforçando o potencial turístico e comercial dos municípios.

ASN Mato Grosso – Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress