A Fatec Senai deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento das ações de internacionalização, passando a integrar o Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat), composto pela Casa Civil do Governo do Estado e as instituições de ensino Unemat, IFMT, UFMT e UFR.
Com isso, a Fatec Senai pode se conectar a outras instituições de ensino de diversos países, promovendo oportunidades de parcerias, intercâmbios e o desenvolvimento de projetos colaborativos. A integração ao Nurimat também foi uma articulação da Gerência de Internacionalização da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
De acordo com a diretora acadêmica da Fatec Senai, Ana Cristina Caldart, a participação da instituição pode enriquecer o núcleo, além de trazer uma perspectiva voltada às necessidades do setor produtivo. Além disso, há o fortalecimento da instituição frente aos critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC).
“Estar junto ao Nurimat não só enriquece nossas atividades acadêmicas, mas também fortalece nossa posição frente aos critérios de avaliação do MEC. Essa conquista é resultado do trabalho coletivo e reflete nosso compromisso em elevar o padrão de excelência da nossa instituição”, disse a diretora acadêmica da Fatec Senai, Ana Cristina Caldart.
Nurimat
O Nurimat foi criado em 2018 com o objetivo de contribuir no fomento da internacionalização da educação superior. O núcleo realiza a interação com embaixadas e universidades no exterior com o objetivo de estruturar parcerias para fortalecer atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento científico e tecnológico de suas instituições participantes.