A presidente do PT Gleisi Hoffmann, que será ministra das Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajará nesta sexta-feira (28) com o mandatário para a posse de Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai.
A futura ministra viajará na mesma comitiva do presidente Lula. O nome de Gleisi para o comando da SRI foi anunciado nesta tarde. Ela assumirá o posto de Alexandre Padilha (PT-SP), que deixa a Secretaria de Relações Institucionais para comandar o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade.
A viagem da comitiva de Lula ao Uruguai será curta: o presidente retorna ao Brasil já no sábado (28). Esta é a primeira viagem internacional do presidente brasileiro neste ano.
Reforma ministerial
A troca na SRI faz parte das alterações feitas por Lula na Esplanada dos Ministérios. Em comunicado oficial, Gleisi afirmou que assumirá o ministério com “imensa responsabilidade”.
“Espero corresponder à confiança do presidente, em uma construção conjunta com os partidos aliados, o Congresso Nacional e demais instituições”, escreveu Gleisi em publicação no X. A posse da futura ministra está prevista para o dia 10 de março — assim como a posse de Alexandre Padilha como ministro da Saúde.