A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta sexta-feira (28) que buscará a “construção conjunta” e seguirá “dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas”. A deputada foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
“Sempre entendi que o exercício da política é o caminho para avançarmos no desenvolvimento do país e melhorar a vida do nosso povo. É com este sentido que seguirei dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas, como fiz nas posições que ocupei no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, na Casa Civil, na Diretoria de Itaipu e, atualmente, na presidência do PT”, disse no X (antigo Twitter).
A futura ministra também afirmou que buscará ter uma condução conjunta com aliados do Executivo e com o Congresso Nacional. “É dessa forma que espero corresponder à confiança do presidente, em uma construção conjunta com os partidos aliados, o Congresso Nacional e demais instituições”, disse.
A posse no cargo está marcada para 10 de março. A pasta é responsável pela articulação política com o Congresso Nacional. O atual ministro da SRI, Alexandre Padilha, deixará a função para assumir o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade.
Na mensagem publicada, Gleisi destacou a “imensa responsabilidade” da função e direcionou agradecimentos para Lula e o PT. “Agradeço a confiança e o estímulo do presidente Lula neste novo desafio, na certeza de que vamos fazer o melhor pelo Brasil”, afirmou.
Também nas redes sociais, Lula publicou que Gleisi “vem para somar” na SRI na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados. Desejou a ela boas-vindas e um “bom trabalho”.
As trocas na Esplanada fazem parte da reforma ministerial conduzida por Lula. As mudanças são esperadas desde o ano passado, quando partidos do Centrão passaram a cobrar mais espaço no governo em troca de apoio no Congresso.
Lula afirmou na quinta-feira (28) que espera concluir as mudanças no governo após o feriado de Carnaval. O presidente também disse na ocasião que já havia feito a sua escolha para a SRI, mas ainda não havia conversado com a pessoa definida.
A reunião que formalizou a mudança foi realizada nesta manhã em uma conversa entre Lula, Padilha e Gleisi no Palácio do Planalto. No início da tarde, o governo divulgou nota oficial sobre a troca.
É a segunda vez que Gleisi ocupará uma vaga de ministra. No governo de Dilma Rousseff (PT), chefiou a Casa Civil da Presidência entre 2011 e 2014.