O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou investimento de mais de R$ 30 milhões em um programa para levar capacitação, maquinário e equipamentos para comunidades rurais de 20 municípios de Mato Grosso. A ação é realizada em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar deverá beneficiar mais de 3,9 mil famílias mato-grossenses de Acorizal, Campo Verde, Cláudia, Cuiabá, Itaúba, Juscimeira, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, Nova Olímpia, Pedra Preta, Poconé, Poxoréu, Rondonópolis, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos, Sorriso, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.
De acordo com o Ministério, as associações e cooperativas em assentamentos rurais nestes municípios já passaram pela fase de capacitação e agora começam a receber as máquinas e equipamentos que irão auxiliar na produção de alimentos.
As máquinas e equipamentos entregues variam conforme as necessidades de cada comunidade. Entre eles estão tratores, roçadeiras, carreta, reboque, perfurador de solo, distribuidor de sementes, grade aradora, kit irrigação, entre outros, e até equipamentos como freezer, caixa de abelhas, beneficiadora de arroz.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, explica que a pasta do governo federal pensou “em um programa estruturante que desse mais competitividade e oportunidade aos agricultores e agricultoras que precisam desse incentivo para alavancar a produção das comunidades rurais e, assim, promover mais uma ferramenta de desenvolvimento regional”.
O programa conta ainda com uma ação voltada à capacitação de mulheres rurais e suas famílias nas comunidades beneficiadas, o “Elas e a Agricultura”, voltado ao empreendedorismo feminino no campo.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.