Medicamentos podem perder eficácia com onda de calor; veja cuidados

Publicidade

A partir desta sexta-feira (28), o Brasil vai enfrentar uma nova onda de calor que deve se prolongar pelo Carnaval. Entre as regiões metropolitanas mais afetadas estão as de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

Além dos cuidados necessários com a saúde e hidratação, é preciso estar atento a forma como os medicamentos são armazenados durante o período de altas temperaturas. Isso porque alguns fármacos podem perder a eficácia e se deteriorar diante do calor.

Alguns medicamentos, como os termolábeis (insulinas, vacinas, hormônios, biológicos) precisam ser armazenados e transportados em temperatura inferior a 8 ºC, e podem perder sua eficácia se expostos a altas temperaturas, comprometendo o tratamento do paciente.

Já os não-termolábeis (comprimidos, cápsulas etc) geralmente precisam ser armazenados e transportados em uma variação de temperatura de 15 a 30 ºC.

“É importa frisar que a temperatura ideal para o armazenamento de cada medicamento está descrito na bula”, orienta a farmacêutica Mônica Lima. “Quando a temperatura ambiente ultrapassa esse limite, pode levar à alteração da eficácia do medicamento, degenerando-o e acelerando o processo de vencimento”, explica.

De acordo com a farmacêutica, além da perda de eficácia, o calor pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias nos fármacos.

Como armazenar corretamente os medicamentos?

Em casa, os medicamentos que não precisam ser guardados em baixas temperaturas (como os termolábeis) devem ser armazenados em temperatura ambiente, até 25 ºC. Porém, é preciso escolher bem o local em que esse armazenamento será feito.

“No geral, é importante que eles não sejam guardados no banheiro ou na cozinha, que são lugares com vapor e umidade. Além da alta temperatura, a umidade acelera a degeneração do medicamento”, explica Lima. “Se possível, guarde os medicamentos em uma caixa de isopor ou em uma caixa que não tenha muitos medicamentos juntos, para deixar o ar ali dentro circular. Essa caixa, inclusive, deve ser guardada em um armário fresco”, completa.

Cuidados ao sair de casa com medicamentos

Se precisar sair de casa e levar algum medicamento consigo, também é interessante tomar alguns cuidados. O primeiro deles é não retirar o comprimido da cartela.

“Algumas pessoas têm o hábito de tirar o remédio da cartela e aí já começa o processo degenerativo do produto. Então, o ideal é ele estar dentro da cartela e, de preferência, na caixinha”, afirma Lima.

Também é preciso ficar atento ao tempo de exposição do medicamento ao calor. “Em um ambiente externo, em que a temperatura pode estar acima dos 35 ºC, o remédio tem, em média, de uma a duas horas para suportar o calor dentro da cartela, que o protege. Mas se você tirar o comprimido da cartela, o processo degenerativo será bem mais acelerado. Ele pode apresentar pontos escuros, amarelos ou brancos em pouco tempo”, exemplifica.

Onda de calor pode afetar saúde de gestantes e bebês; veja cuidados

Saúde – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress