Pix por aproximação: saiba por que a opção não está disponível no iPhone

Publicidade

A partir desta sexta-feira (28), o Pix por aproximação estará disponível para alguns brasileiros que utilizam métodos de pagamento digital. Com a nova modalidade, correntistas podem fazer transações de até R$ 500,00 ao aproximar o celular da máquina de cartões.

A funcionalidade estará disponível, por enquanto, somente para usuários dos produtos do Google e aparelhos Android que tenham conta em instituições participantes do Open Finance – os principais bancos do país já aderem ao sistema.

No entanto, o Pix por aproximação ainda não tem previsão para estar nos iphones.

O Banco Central informou, em 21 de fevereiro, que ainda “não há registro de pedido de autorização da Apple para atuar como ITP [sigla para Iniciador de Transações de Pagamento] até o momento.”

Questionada pela CNN, a Apple por enquanto não retornou quanto à previsão para disponibilidade do Pix por aproximação nos iphones. O espaço segue aberto.

As empresas podem entrar com um pedido ao Banco Central para serem ITPs e ofertarem o pagamento por meio de seus próprios aplicativos.

Entre empresas aprovadas e reguladas para oferecer a iniciação de transferências e pagamentos estão Banco do Brasil, Bradesco, Celcoin, Dock, Inter, Itaú Unibanco, Mercado Pago, PagSeguro, Sicredi entre outras.

“É o aplicativo do ITP ou da instituição detentora da conta do pagador que, ao aproximar o celular, receberá do dispositivo do recebedor as informações da transação e que realizará o pagamento”, explicou a autarquia.

Até agora, os consumidores podem incluir o Pix nas carteiras digitais, também conhecidas como “wallets” no Google Pay, excluindo a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira para executar as transações.

O Pix por aproximação está sendo liberado de maneira gradual, desde outubro do ano passado, tanto para carteiras digitais como para bancos e provedores de maquininhas. Para saber se a função está disponível no aplicativo é necessário consultar a instituição financeira.

Como saber se meu celular pode realizar pix por aproximação?

Segundo o Banco Central, o Google é o único que já tem autorização da autarquia para atuar como ITP, ou seja, somente os celulares Android estão habilitados para pagamento pelo Pix por aproximação.

Ainda assim, os consumidores com aparelho Android devem confirmar se a instituição financeira em que tem conta já está habilitada. 

Segundo o BC, “esses provedores informaram que estão providenciando as adaptações necessárias para que em 28 de fevereiro, pelo menos, parte de seu parque de equipamentos já esteja habilitado”.

Como irá funcionar?

Para ativar o Pix por aproximação na carteira digital, é necessário vincular a conta na carteira, parecido com o que é feito com os cartões de pagamento.

Nesta etapa, o cliente será automaticamente direcionado para a instituição financeira onde possui conta para confirmar a autorização.

No momento do pagamento, basta optar pelo pagamento via Pix, aproximar o celular, revisar se as informações do pagamento estão corretas e confirmar.

Como liberar o Pix por aproximação no celular?

Para ativar o Pix por aproximação, o consumidor deverá vincular a conta à carteira digital do celular. Veja o passo a passo:

  • Acesse a carteira digital;
  • Selecione a vinculação da conta à carteira;
  • O aplicativo do banco será acionado;
  • Autorize a vinculação do Pix por aproximação à carteira digital;

Como fazer o pagamento com o Pix por aproximação?

Para usar o pagamento via Pix por aproximação, as etapas são semelhantes as de cartões de débito e crédito vinculados ao celular. Veja:

  • Informe ao atendente o meio de pagamento;
  • Revise se as informações de pagamento estão corretas;
  • Aproxime o celular da máquina de pagamento;
  • Autorize o Pix.

Até quanto posso pagar com o Pix por aproximação?

Segundo o Banco Central, as transações terão um valor padronizado de R$ 500,00 inicialmente. O cliente poderá diminuir o valor por transação e também criar um valor máximo por dia. Não há limites para o número de transações.

Pix: pagamento de aproximação ganha espaço no comércio físico

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress