Prefeitura mobiliza força-tarefa para readequação da Escola Cora Coralina

Publicidade

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está mobilizando uma força-tarefa para readequar a estrutura da Escola Municipal Cora Coralina, garantindo segurança e conforto para alunos e colaboradores. A iniciativa envolve a Secretaria de Educação e a Secretaria de Infraestrutura e Obras, que estão atuando de forma conjunta para solucionar problemas estruturais identificados no prédio. Nesta quinta-feira (27), o prefeito em exercício, Joci Piccini, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin e equipe técnica estiveram na unidade escolar.

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, um laudo técnico foi contratado pela gestão municipal para embasar as ações necessárias. O laudo, feito pelo engenheiro civil Ivo Wolff Neto, apontou que o prédio não apresenta riscos aos usuários e que a segurança da escola está garantida. Os principais problemas detectados envolvem questões pluviais, de esgoto e a estrutura do telhado. Os locais que apresentaram fissuras já estão interditados.

“É um fenômeno normal, que a gente acompanha há bastante tempo aqui em Mato Grosso, por causa do tipo de solo, que o solo acaba recalcando por causa da presença de água nele. (…) A gente mencionou estacas, blocos e pilares, os mencionamentos estão no nosso laudo e as medições também foram feitas, agora a gente já fez o trabalho de tirar água que ia para as fundações e o pilar se estabilizou, está estabilizado, vai continuar controlando isso, mas como é um fenômeno normal, a gente está acostumado a ver isso. A escola está segura”, disse o engenheiro civil e responsável pelo laudo técnico, Ivo Wolff Neto.

A Escola Municipal Cora Coralina passa por monitoramento contínuo da Comissão de Infraestrutura e Obras da Secretaria de Educação, que desde 2015 realiza vistorias periódicas nos prédios escolares. Pequenas fissuras já haviam sido identificadas em dezembro de 2024, mas foram agravadas pelas chuvas intensas no início desse ano.

“Estamos acompanhando a situação de perto para garantir tranquilidade à comunidade escolar. O objetivo é assegurar que os alunos e colaboradores tenham um ambiente adequado para o aprendizado e trabalho”, reforçou a secretária.

Plano de ação e cronograma de obras

O cronograma tem início em 05 de março, com prazo de 180 dias. Os trabalhos serão realizados de forma simultânea.

A primeira etapa da readequação será a resolução dos problemas de esgoto e drenagem pluvial, para evitar o acúmulo de água na base do prédio. Na sequência, serão feitas intervenções na cobertura da escola. Por fim, as fissuras causadas pelo excesso de umidade serão reparadas. “A parte de fissuras do prédio é um item que não traz perigo aos usuários. Primeiro, temos que resolver toda a parte de esgoto e pluvial, depois seguimos para o telhado e, por último, faremos os reparos nas rachaduras”, explicou a secretária Elaine Lovatel.

A gestão municipal segue empenhada em garantir a qualidade da infraestrutura das escolas do município, assegurando segurança e bem-estar para toda a comunidade escolar.

Veja o cronograma_publicacao

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress