O Ministério da Agricultura informou nesta quinta-feira (27/2) que recebeu habilitação do Vietnã para que o Brasil comece a exportar miúdos de frango ao país. Além disso, foi aprovada a retomada de embarques de pés de frango, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
“Esse entendimento fortalece as relações comerciais entre Brasil e Vietnã, que se intensificaram nos últimos anos. Em 2024, o Brasil exportou ao país aproximadamente US$ 4 bilhões”, afirmou o ministério em nota.
Entre os principais produtos exportados aos vietnamitas, destacam-se cereais, farinhas e preparações a base cereais, seguidos por fibras e produtos têxteis e soja.
Na avaliação da ABPA, o Vietnã é um mercado relevante na Ásia para o comércio global de carne de frango, com uma população de cerca de 100 milhões de habitantes.
Anualmente, o país importa cerca de 170 mil toneladas de carnes e produtos de frangos. No caso do Brasil, é o atual sétimo principal destino das exportações para a Ásia, com embarque de 11 mil toneladas em 2024.
“O Vietnã é um mercado de alto valor agregado para miúdos e pés, com grande demanda pelos produtos. A abertura deverá representar um importante incremento no resultado final das exportações brasileiras neste ano”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.