Desde 2019, o Governo de Mato Grosso tem promovido uma verdadeira transformação na infraestrutura do estado, substituindo balsas por modernas pontes de concreto.
Ao todo, seis balsas já foram retiradas de circulação, facilitando a mobilidade dos cidadãos e a circulação de mercadorias.
Na última sexta-feira (21.02), mais um marco foi alcançado com a inauguração da ponte de 692 metros sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, entre os municípios de Carlinda e Novo Mundo. Essa obra representa mais um passo na eliminação das balsas, que antes causavam transtornos e atrasos no transporte.
Pontes que Transformam a Realidade:
Além da ponte sobre o Rio Teles Pires, outras cinco balsas foram desativadas e substituídas por pontes de concreto:
- MT-206 (Apiacás): Ponte de 240 metros sobre o Rio Apiacás.
- MT-222 (Sorriso): Ponte de 181 metros sobre o Rio Verde.
- MT-326 (Nova Nazaré): Ponte de 483 metros sobre o Rio das Mortes.
- MT-242 (Itanhangá): Ponte de 240 metros sobre o Rio Arinos.
Outra balsa sobre o Rio Arinos foi desativada devido ao desvio do trânsito para a nova ponte na MT-242.
Futuro Sem Balsas:
Atualmente, Mato Grosso conta com 13 balsas em operação. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) está trabalhando na construção de pontes sobre o Rio Teles Pires nas MT-325 e MT-479, e sobre o Rio Juruena na MT-208, eliminando mais três travessias por balsa. Além disso, quatro novos projetos de pontes estão em fase de elaboração.
O secretário Marcelo de Oliveira destaca a importância de eliminar as balsas e as pontes de madeira, que ele considera grandes obstáculos para o desenvolvimento do estado. “Sem uma ponte de concreto, não há como atravessar o rio e, consequentemente, não há investimento. Mato Grosso é um celeiro mundial de alimentos e precisamos eliminar esses obstáculos”, afirma.
Marcelo ressalta que as maiores pontes em construção visam substituir justamente as balsas. “Temos a ponte sobre o Rio Teles Pires com 692 metros, a ponte sobre o Rio das Mortes e a ponte sobre o Rio Juruena, com 1.360 metros. São travessias longas de balsas, onde os caminhoneiros chegavam a esperar mais de dois dias para atravessar. Graças aos investimentos do governo Mauro Mendes, essa realidade será superada”, conclui.
A eliminação das balsas e a construção de pontes de concreto representam um avanço significativo para a infraestrutura de Mato Grosso, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do estado.