A situação da MT-240 em Nobres, município da região centro-sul de Mato Grosso, tem preocupado produtores, empresários e caminhoneiros que a utilizam para o escoamento da safra de soja e transporte de calcário.
Quem passa pela estrada, considerada uma das mais importantes rodovias estaduais, enfrenta buracos e atoleiros. Produtores estão utilizando tratores para transportar a soja retiradas das lavouras.
Uma associação foi formada na região com o intuito de asfaltar os 142 quilômetros da MT-240, mas o grupo busca o apoio do governo de Mato Grosso.
O agricultor Paulo Zarpellon, conta ao Patrulheiro Agro desta semana que tem colhido soja úmida para aproveitar o tempo. Isso porque, se esperar secar, perdem a qualidade da oleaginosa.

”Estamos todos unidos, tudo em família, uns nas estradas, outros na lavoura e assim vamos nos ajudando para ir escoando essa produção, essas estradas não ajudam e para variar está dando atoleiro de novo… A mesma história de sempre”, pontua.
A família Zarpellon está na fase final da colheita dos 2.040 hectares cultivados na propriedade em Nobres.
“Tem que deixar o serviço da gente para vir arrumar a estrada é complicado. Essa nossa estrada é muito estreita, e aí não tem os desaguadores necessários que precisam no local, e aí dá esses tipos de problemas”, diz Miguel Zarpellon.
Caminhoneiros que utilizam a via, reclamam dos mesmos problemas dos produtores e afirmam trafegar na região, por parceria aos agricultores.
É o caso do José Soares e do Jaime Ruston Nobres Silva. Ambos afirmam que se não existisse essa relação, não pensariam duas vezes ao passar pelo local.
José conta que o trânsito de caminhões é alto em épocas de safra e que a estrada necessita de pavimentação.
“’Tomara que uma hora alguém olhe com carinho para essa parte aqui, porque não é só eu. Essa rodovia é de tráfego de muitas fazendas, então a gente precisa ao menos ter acesso porque na época das águas toda vez é esse sofrimento”, ressalta Jaime.

José Domingos Fraga Filho é prefeito de Nobres e assumiu o cargo na última eleição municipal.
Conforme ele, a MT-240 é uma das estradas extremamente importantes que não foram pavimentadas e também, a região de maior relevância em produção no médio norte do estado. Ele destaca o tráfego nas áreas de indústrias de calcário.
“Ao longo da MT-240 também tem uma grande indústria de calcário que tira calcário a qualquer época do ano para atender a demanda dos nossos agricultores do médio-norte e norte mato-grossense. Estamos com uma preocupação muito grande, os produtores não estão conseguindo escoar”, afirma.
Conforme a Prefeitura, a agricultura extensiva é a segunda maior fonte de valor adicionado da arrecadação do município de Nobres. A primeira é a extração de calcário.
”Nós negociamos com o Consórcio de Desenvolvimento da Bacia do Rio Paraguai que pudesse nos ajudar através de recursos do governo do estado que fizeram uma parceria com o consórcio dessa região. O leito carroçável está abaixo das lavouras em torno de 40, 50 centímetros e de um tipo de solo arenoso, um solo frágil que precisa passar por reestruturação. Precisamos do apoio não só do governo do estado, mas também do governo federal”, explica o prefeito.
Além da parceria com o governo do estado na pavimentação da MT-240, o prefeito também solicitou junto ao Mapa um cofinanciamento orçado na ordem de R$ 5 milhões para ajudar na manutenção de todos pontos críticos das estradas vicinais do município.
Associação pede apoio para pavimentação
Uma associação de aproximadamente 70 agricultores da região, foi criada com o objetivo de asfaltar 142 quilômetros da MT-240. Para que isso aconteça, o setor produtivo precisa do apoio do governo de Mato Grosso.
“A gente sabe que não vai vir aqui e pavimentar 130, 140 quilômetros em um ano, mas a gente quer o começo. Queremos fazer uns 50 quilômetros por ano, para a gente também viver um pouco mais e dar qualidade de vida para tudo, não só para agricultura. É para educação, é para saúde… Um respaldo muito grande para todos, Nobres calcário, Paranatinga, Planalto da Serra, Trivelato tudo poderia passar aqui pela MT- 240”, finaliza Valmor Scariote, agricultor.
A reportagem do Patrulheiro Agro entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT), que enviou uma nota explicando sobre as manutenções e contratos na MT-240.
Confira nota da íntegra:
“A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que mantém um contrato de parceria com uma associação para a manutenção da MT-240 e, neste momento, já está atuando na rodovia com uma escavadeira para realizar a drenagem e retirada da água acumulada, minimizando os impactos durante o período chuvoso.
Após o encerramento do contrato com a associação, a Sinfra-MT dará continuidade à manutenção da via por meio de seus próprios contratos. Destacamos que a MT-240 é uma rodovia sensível, pois atravessa terras indígenas e áreas de proteção ambiental, próximas às nascentes do Rio Cuiabá, o que exige cuidados específicos na execução dos serviços“.
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