Apesar da expectativa de uma disputa acirrada entre Red Bull, Mercedes, Ferrari e McLaren pelo título de construtores e pilotos, a temporada 2025 da Fórmula 1 pode abrir espaço para que as equipes menores brilhem.
Na temporada passada, sete pilotos conquistaram vitórias, e o número de vencedores pode aumentar, especialmente com a contratação do renomado projetista Adrian Newey pela Aston Martin e a evolução da Williams, que busca se reerguer após anos difíceis.
Aston Martin
Fernando Alonso segue desafiando o tempo e, aos 43 anos, pode se tornar um dos candidatos ao título em 2026 com o carro projetado por Adrian Newey. No entanto, a equipe deve enfrentar dificuldades nesta temporada, já que os testes indicam um desempenho abaixo das expectativas. Lance Stroll, filho do proprietário da equipe, mantém sua vaga, mas precisa se aproximar do ritmo de Alonso, o piloto mais velho no grid da Fórmula 1, para convencer os críticos.
Alpine
Com a saída de Esteban Ocon para a Haas, Pierre Gasly assume o posto de líder da Alpine. O estreante Jack Doohan herdou o assento de Ocon, mas já enfrenta pressão, uma vez que o argentino Franco Colapinto foi contratado como piloto reserva e pode ser uma alternativa para a equipe.
Haas
A Haas comemora seu 10º aniversário na F1 com uma dupla completamente nova. Ocon chega da Alpine para reforçar a equipe, enquanto o jovem britânico Oliver Bearman, piloto reserva da Ferrari, terá a chance de mostrar seu talento ao longo de uma temporada completa após boas atuações como substituto em 2024.
Racing Bulls
A Racing Bulls aposta no estreante Isack Hadjar, que assume a vaga de Liam Lawson. Rápido e analítico, Hadjar precisará controlar suas emoções nas comunicações por rádio. Yuki Tsunoda, conhecido por suas reações explosivas, encara uma temporada decisiva, já que seus patrocinadores da Honda deixam a equipe para se unir à Aston Martin no fim do ano.
Williams
A Williams se destacou nos testes de pré-temporada como a equipe que mais evoluiu. O experiente Carlos Sainz, vindo da Ferrari, mostrou velocidade ao registrar a volta mais rápida em uma simulação de classificação. Ao lado de Alex Albon, a equipe britânica pode surpreender e liderar o pelotão intermediário.
Sauber
De olho em 2026, quando se tornará oficialmente a equipe de fábrica da Audi, a Sauber não quer iniciar essa nova fase no fim do grid. O estreante brasileiro Gabriel Bortoleto, campeão de F2 e F3 em sua primeira tentativa, chega como uma aposta de grande potencial. Já Nico Hülkenberg, piloto experiente, segue em busca de um pódio inédito na carreira, um feito que ainda parece distante.