Em uma audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizada em Cuiabá, Mato Grosso, o deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB), juntamente com representantes da Aprosoja-MT e outras lideranças do setor produtivo, defenderam a separação do edital de concessão da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) do restante do Corredor Ferroviário Leste-Oeste, que inclui a Ferrovia de Integração Leste-Oeste (FIOL).
A proposta visa acelerar a chegada da ferrovia ao Vale do Araguaia, em Mato Grosso, região que tem grande potencial de produção agrícola e que necessita de infraestrutura logística eficiente para escoar sua produção. Atualmente, a licitação do trecho de cerca de 1.700 km, desde a Bahia, prevê uma concessão única.
Argumentos em Favor do Desmembramento
- Agilidade: A separação do edital permitiria que a concessão da FICO fosse realizada de forma mais rápida, garantindo a chegada da ferrovia em Água Boa até 2028, conforme previsto.
- Competitividade: A concessão individual da FICO abriria espaço para a entrada de novos operadores no mercado, quebrando o monopólio das empresas VLI e Rumo, e promovendo maior concorrência e eficiência.
- Atendimento à Demanda Local: A região do Araguaia conta com projetos de grande porte em andamento, como a instalação de usinas de etanol de milho, que dependem da ferrovia para o escoamento da produção.
A ANTT se mostrou receptiva à proposta, afirmando que o desmembramento é uma possibilidade que pode ser avaliada pelo poder concedente. A agência se comprometeu a considerar todas as sugestões e contribuições da sociedade para aprimorar o projeto de concessão.
A FICO é considerada fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso, pois permitirá o escoamento da produção agrícola do estado para os portos do Arco Norte, reduzindo os custos logísticos e aumentando a competitividade do setor. Além disso, a ferrovia contribuirá para a diversificação da matriz de transportes do país, que atualmente é muito dependente das rodovias.