Christopher Garman: Eduardo Bolsonaro reforça candidatura ao ir aos EUA

Publicidade

A decisão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de se licenciar da Câmara dos Deputados e permanecer nos Estados Unidos tem gerado significativas repercussões no cenário político brasileiro e nas relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, segundo avaliação do diretor-executivo para as Américas da Eurasia Group, Christopher Garman.

“O discurso do deputado ao justificar sua saída do país como uma forma de combater o que ele chama de ‘ditadura’ no Brasil, acusando o governo brasileiro de perseguir a oposição e o seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além de criticar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), sinaliza uma estratégia política voltada para as eleições presidenciais de 2026”, afirmou.

Impacto nas eleições de 2026

Para Garman, a postura de Eduardo Bolsonaro reforça a expectativa de que a “defesa da democracia” será uma mensagem central de qualquer campanha apoiada por Jair Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais.

“A atuação de Eduardo Bolsonaro como porta-voz da família, nos Estados Unidos, sugere que o ex-presidente pode estar inclinado a escolher um membro de sua própria família como representante na disputa eleitoral, caso se mantenha inelegível”, disse.

Complicações nas relações bilaterais

Garman ressalta que a presença de Eduardo Bolsonaro em Washington e suas tentativas de pressionar o governo Trump a tomar medidas punitivas contra o governo brasileiro ou ao STF tendem a complicar as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.

“Essa situação pode incentivar o presidente Lula a adotar uma retórica mais anti-Trump, especialmente diante de possíveis medidas econômicas e tarifárias que possam afetar empregos no Brasil”, explicou.

O diretor da Eurasia também avalia que, à medida que as eleições se aproximam, há a possibilidade de um aumento na tensão diplomática e comercial entre os dois países.

“O discurso mais contundente de Lula contra Trump, somado às ações de Eduardo Bolsonaro em solo americano, pode levar a uma deterioração nas relações diplomáticas e comerciais nos próximos meses”, avaliou.

“Este cenário complexo destaca a interconexão entre política interna e externa, demonstrando como decisões individuais de figuras políticas podem ter impactos significativos nas relações internacionais e no futuro político de um país”, concluiu.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress