“A gente precisa ter orgulho do varejo brasileiro”, afirma o palestrante Alfredo Soares, durante palestra no Fórum de Varejo, realizado na noite desta quinta-feira (20), para cerca de 600 empreendedores, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A programação abordou inovações e tendências do varejo ao público.
O evento promovido pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), trouxe três palestrantes de renome nacional para apresentarem as principais novidades do segmento varejista.

Tony Ventura, Fred Alecrim e Alfredo Soares falaram sobre Inteligência Artificial Aplicada no Varejo, Competitividade no Varejo – Inovações que fazem a diferença e “O Novo Varejo – tendências globais e impacto global, respectivamente.
“Abordei as principais novidades da NRF Retail’s Big Show, (feira anual que reúne varejistas de todo o mundo, em Nova Iorque), e, sobretudo, a importância da volta das lojas físicas e como atrair clientes para o seu espaço”, destacou Fred Alecrim.
Já Alfredo Soares enalteceu a relevância do comércio nacional para o mundo. “O varejo brasileiro é muito eficiente e inovador. Para se ter ideia, enquanto que no Brasil desde 2019 usamos o whatsapp como ferramenta nos negócios, lá nos Estados Unidos, tem cerca de dois anos”.
O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destacou que a iniciativa de promover a capacitação dos empreendedores é muito importante aumentar a competitividade e crescimento, visto que, 94% dos empresários do varejo são de pequenos negócios.
“O varejo é um segmento empresarial que está presente em todos os municípios brasileiros. Uma atividade econômica tão importante e representativa, não só pela atividade econômica, geração de emprego e renda, mas de consumo. O evento oportunizou que vários segmentos do varejo aprendessem mais sobre marketing, gestão, branding, posicionamento, dentre outros temas”, avaliou.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, disse que os comerciantes precisam buscar estratégias para atrair os clientes. “Nós trazemos esse consumidor pra dentro das nossas lojas pra viver uma experiência. Então, nós temos que estar preparados para atender as expectativas dentro das nossas empresas”, argumentou.
Inteligência Artificial
Há 40 anos empreendendo no mercado de auto peças, José Wilson Pereira, disse que sempre busca se atualizar porque o mercado exige a capacitação, principalmente quando o assunto é a utilização de novas tecnologias.
“Meu objetivo é mais a questão das mídias sociais e inteligência artificial. Eu acho interessante este evento porque vem muitas inovações. Quero aprender sobre as novidades porque a empresa tem que estar conectada e nós, empresários, acompanhando as tendências e se renovando”.
A inteligência artificial foi citada como uma importante ferramenta a favor do negócio. “Vamos fazer o varejo decolar com tecnologia, inovações e ações que agreguem valor ao negócio”, comentou Tony Ventura.
–
–
–
–