Não precisa de recessão para baixar a inflação, diz Haddad

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz não acreditar ser necessário que o Brasil entre em recessão para baixar a inflação do Brasil. A declaração foi realizada durante o programa Bom Dia, Ministro, da EBC.

Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, mostrou que os preços subiram 1,31% no mês.

“Não acredito que precise de uma recessão para baixar a inflação no Brasil. Eu acho que consegue administrar a economia de maneira a crescer de forma sustentável sem que a inflação saia do controle”, disse Haddad.

A estimativa do Ministério da Fazenda é de que o Produto Interno Bruto (PIB) deve avançar 2,3% neste ano. Se a projeção se confirmar, será uma desaceleração em comparação ao ano passado.

Durante a entrevista, Haddad atribuiu a alta na taxa básica de juros para 14,25% ao ano à gestão anterior do Banco Central, comandada por Roberto Campos Neto.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de 2024, o colegiado sinalizou que faria dois aumentos de 1 ponto percentual nas reuniões de janeiro e de março de 2025.

“Você não pode, na presidência do Banco Central, dar cavalo de pau depois que assumiu. Isso é uma coisa muito delicada. O novo presidente e os novos diretores têm uma herança a administrar”, afirmou Haddad.

No comunicado divulgado na última quarta-feira (19), o Copom sinalizou que pode haver uma nova alta de juros na próxima reunião, em maio, mas que essa elevação deve ser menor.

Maioria dos empreendedores teme cenário econômico em 2025

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress