Uma iniciativa inovadora da Piracanjuba, em parceria com a ONG Mães da Sé, está utilizando inteligência artificial (IA) para ajudar na busca por pessoas desaparecidas. A campanha, iniciada em 2024, será expandida neste ano e já tem impacto nacional.
Nas embalagens de leite da marca, fotos antigas de desaparecidos são recriadas com a aparência que poderiam ter hoje, inserindo os rostos em cenas do cotidiano. A tecnologia permite que milhões de pessoas, ao adquirirem os produtos, tenham acesso às imagens e possam contribuir com informações sobre os casos.
O Canal Rural produziu e exibiu uma matéria sobre o assunto. O repórter João Nogueira conversou com a gerente de comunicação da Piracanjuba, Juliana Morato Menezes, que falou sobre a importância do assunto.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 183 pessoas desaparecem todos os dias no Brasil, totalizando cerca de 80 mil casos por ano. Juliana explicou que um perito criminal foi contratado para analisar 19 fotos disponibilizadas pela ONG e utilizar a IA para criar as novas imagens.
“Hoje, essas pessoas estão bem diferentes de quando sumiram. A inteligência artificial nos permitiu reconstruir suas possíveis aparências atuais”, destacou Juliana.
Diante do sucesso da iniciativa, a Piracanjuba pretende ampliar a campanha em 2025, com a inclusão de novas imagens nas embalagens.
“Estamos fazendo uma nova seleção para alcançar ainda mais pessoas. Espero que esse projeto sirva de inspiração para outras empresas e indústrias” afirmou a gerente.
A ação social, classificada como “Marketing do Bem”, não tem prazo para terminar, mantendo viva a esperança de milhares de famílias que buscam seus entes queridos.