26 de Março de 2025

BYD supera a Tesla com vendas anuais de mais de US$ 100 bilhões

Publicidade

    A gigante chinesa de veículos elétricos BYD registrou receitas de 777 bilhões de yuans (US$ 107 bilhões) em 2024, ultrapassando a Tesla de Elon Musk em vendas anuais em meio à competição cada vez mais intensa no mercado global de carros movidos a energia limpa.

    Em um documento divulgado na segunda-feira (24), a BYD relatou um aumento de 29% nas vendas em relação ao ano anterior, com entregas de 4,27 milhões de carros, incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos.

    Em comparação, a receita da Tesla em 2024 foi de US$ 97,7 bilhões, e ela entregou 1,79 milhão de veículos movidos a bateria. Suas entregas anuais caíram pela primeira vez no ano passado em 1,1%.

    Em seu último relatório anual, o CEO da BYD, Wang Chuanfu, disse que a empresa experimentou “rápido desenvolvimento” no ano passado.

    “A BYD se tornou líder da indústria em todos os setores, desde baterias e eletrônicos até veículos de nova energia, quebrando o domínio de marcas estrangeiras e remodelando o novo cenário do mercado global”, disse ele.

    A BYD vem desafiando cada vez mais a Tesla, que já foi a empresa dominante no mercado de veículos elétricos.

    Na semana passada, a BYD revelou um sistema de carregamento ultrarrápido que, segundo ela, era capaz de adicionar 250 milhas de alcance em apenas cinco minutos, superando a tecnologia de carregamento da Tesla. Os Superchargers da Tesla levam 15 minutos para carregar e fornecem um alcance de 200 milhas.

    Além disso, a BYD lançou um sistema avançado de assistência ao motorista no mês passado para a maioria de seus modelos sem custo extra.

    Analistas disseram que a atualização gratuita de seu sistema proprietário “God’s Eye” aumentou a pressão sobre a Tesla e outros fabricantes chineses de EV. Em contraste, o serviço Full Self-Driving (FSD) da Tesla está disponível para clientes dos EUA por uma assinatura mensal de US$ 99 ou um pagamento único de US$ 8.000.

    “Eventualmente, a Tesla pode ter que cortar seu preço de FSD na China”, escreveu Seth Goldstein, analista da Morningstar, em uma nota de pesquisa na segunda-feira.

    A Tesla tem lutado para acompanhar o ritmo da BYD na China, principalmente porque seu tão aguardado serviço FSD continua paralisado no país, aguardando aprovação regulatória.

    A Tesla pretende implementar totalmente o FSD na China este ano. Na semana passada, lançou testes gratuitos limitados do FSD na China, apenas para interrompê-los na segunda-feira.

    A conta de suporte ao cliente da Tesla na plataforma de mídia social chinesa Weibo disse que está trabalhando para garantir a aprovação regulatória do FSD.

    “Todas as partes relevantes estão ativamente avançando no processo e, quando tudo estiver pronto, lançaremos as atualizações o mais rápido possível”, disse em um comunicado em resposta a uma publicação recente da vice-presidente da Tesla, Grace Tao, cuja conta foi inundada com reclamações de usuários sobre a suspensão abrupta do teste.

    Os EVs chineses estão virtualmente bloqueados do mercado dos EUA devido a tarifas. Mas a BYD domina a China, o maior mercado automotivo do mundo.

    Em 2024, a BYD tinha uma participação de 32% no mercado total da China para vendas de veículos de nova energia, o que inclui híbridos. A Tesla reivindicou apenas 6,1% do mercado, apesar de atingir um recorde em termos de remessas, de acordo com a China Passenger Car Association.

    A Tesla também está enfrentando dificuldades na Europa, onde suas vendas caíram em fevereiro pelo segundo mês consecutivo: a empresa vendeu cerca de 40% menos veículos no continente em comparação com fevereiro de 2024, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

    Mundo tem 24 superbilionários com fortunas acima de US$ 50 bi; veja

    Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

    Compartilhe essa Notícia:

    publicidade

    publicidade

    plugins premium WordPress