Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça completa 113 anos de fundação

Publicidade

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça completa 113 anos de fundação nesta quarta-feira (26.3). Fundada por meio do Decreto 307 de 26 de março de 1912, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é a maior e mais antiga biblioteca pública de Mato Grosso.

“Durante mais de um século, a biblioteca pública estadual tem sido um ponto de referência de aprendizado, inclusão e de preservação da memória cultural de Mato Grosso. Parabéns e vida longa a essa instituição que desempenha um papel fundamental no fomento à educação, à cultura e à cidadania”, saúda o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

Desde sua fundação, a então Bibliotheca Pública do Estado passou por outros cinco endereços localizados no centro de Cuiabá, até ser instalada no Palácio da Instrução, em 1975. Atualmente, a unidade está temporariamente fechada e os serviços são realizados internamente, devido à restauração em andamento no prédio histórico.

“Essas intervenções são essenciais para garantir a segurança e o conforto dos usuários, além de preservar a edificação centenária, que já enfrenta o desgaste do tempo. Mas, em breve, assim que as manutenções forem concluídas, vamos retomar os serviços para que a população possa voltar a usufruir de todos os recursos e benefícios oferecidos”, explica a gerente da Biblioteca Estadual, Elienes Maria Moreira.

Para assegurar a continuidade do serviço de empréstimo de livros, o procedimento ocorre de forma agendada. O interessado entra em contato por e-mail ([email protected]), ou por telefone (65 98174-0232), indica o livro e agenda a retirada às sextas-feiras, na sede da Secel-MT, em horário de funcionamento do órgão. Cada leitor pode emprestar até três obras por 10 dias.

Criada com um acervo de cerca de um mil exemplares, a Biblioteca conta hoje com cerca de 100 mil volumes divididos nas coleções temáticas: Literatura, Mato Grosso, Indígena, Afro, Infantil, Arte, Obras raras, Braille, Periódicos, Multimídia, Assuntos Gerais, Especial e Obras de referência.

Papel de transformação social

A instituição, que foi criada para subsidiar e motivar a evolução cultural na capital e auxiliar o ensino, percorre há alguns anos um caminho de ressignificação de seu papel na difusão do conhecimento e da cidadania. Novas formas de atuação foram implementadas visando efetivar o conceito de equipamento cultural ativo e próximo da comunidade.

Além dos serviços de empréstimo de livros, também realiza variadas programações que contribuem para o desenvolvimento sociocultural da sociedade, como cursos, oficinas, eventos culturais, biblioteca itinerante, campanhas de leitura e de divulgação.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress