O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas para grande parte dos Estados brasileiros para esta quarta-feira (25/3), desde a região Sul até a região Norte. A região Nordeste é a única que permanece menos afetada, com baixa probabilidade de chuvas fortes somente no extremo oeste, nos municípios mais próximos do Tocantins.
Os únicos Estados que não estarão sob alerta serão: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Roraima.
Isso ocorre mesmo sem a presença de um grande sistema de umidade sobre o país, devido às altas temperaturas, grande disponibilidade de umidade e a presença de cavados no centro-sul do país, que deixam a atmosfera instável e propícia à formação de pancadas de chuva localizadas na maioria do território brasileiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/e/H/BbMvDoSWS6UcvnJoXipA/inmet.jpg)
Alertas do Inmet para esta quarta-feira (26/3) — Foto: Inmet/Reprodução
A região mais afetada pelas chuvas fica entre Rondônia, noroeste do Mato Grosso, sudoeste do Pará e sul do Amazonas. Nestes Estados, há possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. As tempestades trazem risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios.
Quanto as temperaturas, o Inmet aponta que o país todo tem tempo firme na quarta-feira. Entre os destaques, as temperaturas mais elevadas ficarão no Centro-Oeste, com máxima de 35 °C em Cuiabá, enquanto em Curitiba os termômetros não passam de 25 °C.