Durante o lançamento do projeto multiplataforma Memórias do Brasil Rural, o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, ressaltou a importância da iniciativa e destacou que o projeto espelha a trajetória do país.
“Quando a gente retrata a história do Brasil rural, estamos falando da história do nosso país, de todas as dificuldades, superações e conquistas que transformaram o Brasil nesse celeiro do mundo”, declarou Alckmin.
“O Brasil é hoje um dos grandes produtores do mundo, um grande exportador de proteína animal e vegetal. Temos uma agricultura das mais competitivas do mundo, na vanguarda da ciência e da tecnologia”, completou.
Alckmin falou sobre a importância do agronegócio para o desenvolvimento nacional. “A primeira indústria brasileira, da cana-de-açúcar, nasceu do agro. O agro sempre esteve na vanguarda de todos os avanços do nosso país”, afirmou.
O lançamento do projeto foi na noite desta terça-feira (25), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. A cerimônia foi prestigiada por personalidades históricas do setor. Estiveram presentes Eliseu Alves, fundador da Embrapa; Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ; e Elizabeth Obino Cirne Lima, subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, que representou o ex-ministro da Agricultura e fundador da Embrapa Cirne Lima.
Também estiveram no lançamento os presidentes dos parceiros do projeto: Julio Cargnino, do Canal Rural, e João Martins, da CNA, enquanto a presidente da Embrapa,Silvia Massruhá participou enviando um video, sendo representada pelo diretor de Governança e Informação da entidade, Alderi Emídio de Araújo. O evento contou ainda com a presença da senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Memórias do Brasil Rural
O Memórias do Brasil Rural é fruto de uma parceria entre a CNA, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Canal Rural, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
A iniciativa tem o objetivo de digitalizar e recuperar conteúdos históricos do acervo do Canal Rural e de entidades parceiras, criando o primeiro acervo audiovisual integrado do agronegócio brasileiro, com registros históricos, depoimentos de personalidades e materiais de famílias de produtores rurais. A série pretende mostrar a construção do agronegócio no Brasil.
O primeiro episódio do Memórias do Brasil Rural será veiculado hoje (26), às 18h, no Canal Rural.