A tenista polonesa Iga Swiatek, número dois do mundo, teve sua segurança reforçada após sofrer agressões verbais de um espectador durante um treino no Miami Open, no último fim de semana.
O incidente foi relatado pela BBC nesta quarta-feira (26).
De acordo com a equipe da atleta, o homem proferiu insultos pessoais contra a família de Swiatek e já havia enviado mensagens abusivas a ela por meio das redes sociais.
“O incidente em Miami parece ser uma transição direta da agressão verbal online para o assédio no mundo real”, afirmaram os representantes da tenista. “Ele foi agressivo e provocador”.
A equipe de Swiatek notificou os organizadores do torneio e a Associação de Tênis Feminino (WTA), que adotaram medidas adicionais de segurança para proteger a jogadora, que enfrentará a filipina Alexandra Eala nas quartas de final nesta quarta-feira (26).
“Segurança é uma prioridade. Monitoramos as redes para identificar esse tipo de problema”, declarou um porta-voz de Swiatek.
“Críticas construtivas são uma coisa, mas ameaças, discurso de ódio ou perturbações durante os treinos são outra – e isso não pode ser tolerado”, acrescentou.
A WTA ainda não se manifestou sobre o caso.
O episódio ocorre pouco mais de um mês após um torcedor ter sido retirado do Campeonato de Tênis de Dubai por causar desconforto à britânica Emma Raducanu, campeã do US Open de 2021, ao apresentar um comportamento obsessivo em relação à jogadora.
(Reportagem de Frank Pingue em Toronto; edição de Ed Osmond)