Barroso é homenageado nos EUA por defesa da democracia

Publicidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi homenageado pela defesa da democracia, durante o Global Summit on Constitutionalism, realizado entre os dias 20 e 22 de março, pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

A honraria também foi concedida em reconhecimento à sua contribuição acadêmica no campo do direito constitucional.

O Global Summit on Constitutionalism reuniu acadêmicos e juristas de diferentes países para debater os desafios contemporâneos do constitucionalismo.

Ao receber a homenagem, o ministro dividiu o reconhecimento com os demais membros do Supremo, ressaltando o papel da Corte na defesa das instituições brasileiras.

Barroso também relembrou os tempos de ditadura militar no Brasil e alertou para os riscos do autoritarismo extremista.

“A democracia constitucional é uma trincheira onde cabem todos os que acreditam no Estado de Direito, na igualdade e no progresso social”, destacou o magistrado em seu discurso.

O presidente do STF enfatizou a importância de preservar os valores democráticos, especialmente diante dos desafios globais contemporâneos, como as guerras, os abusos de poder, a disseminação de desinformação e os ataques constantes à democracia.

“Não podemos nos deixar contaminar pela onda negativa que se espalhou. Precisamos manter as luzes acesas e construir diques contra o retrocesso social e moral desses tempos”, finalizou.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress