Lucas do Rio Verde, na região médio-norte de Mato Grosso, se transformou em um verdadeiro centro de inovações do agronegócio nesta semana com a realização do Show Safra 2025. O evento chega em um momento desafiador para o setor produtivo do estado, mas com a expectativa de superar os negócios fechados na última edição.
O Show Safra 2025 ocorre até sexta-feira (28) e conta com 525 expositores e mais de 1,5 mil marcas. A feira apresenta aos visitantes o que há de mais moderno em tecnologia e soluções para aumentar a produtividade e sustentabilidade no campo.
“Precisa estar acompanhando o que tem de tecnologia e a feira oportuniza isso ao produtor. Fazer negócios também é uma oportunidade muito boa. Às vezes você ganha muito na negociação. Então conseguir comprar uma máquina, um insumo dentro da feira, com uma precificação um pouco diferente, isso ajuda o produtor no seu dia a dia na fazenda”, diz o diretor de pesquisa da Fundação Rio Verde, Fábio Pittelkow.
O Show Safra 2025 é uma realização da Fundação Rio Verde. E, conforme o diretor-executivo da entidade de pesquisa, Rodrigo Pasqualli, “a nossa grandeza é qualidade. Não queremos ser maiores, queremos ser bom”.
Rodrigo Pasqualli destaca que o foco do evento em Lucas do Rio Verde não é somente negócios. “Ele tem uma estratégia muito voltada para a questão do conhecimento, questão da informação. É para isso que servem os vários universos que temos aqui, que são o Show Safra Pecuária, Show Safra Connection, Show Safra Negócios e Show Safra Mulher”.

Em 2025 a feira passou a se chamar Show Safra Mato Grosso. O diretor-executivo da Fundação Rio Verde explica que a mudança decorre do fato de “Lucas do Rio Verde ficar no centro do estado de Mato Grosso. Geograficamente o evento está no meio do estado e ele tem essa missão e estratégia de representar a força que é o agro do estado”.
Agricultura digital ganha espaço no Show Safra
Entre as inovações, a agricultura digital ganha espaço. Diversas empresas apresentam até sexta-feira (28) soluções para otimizar o uso de insumos e reduzir custos.
“Nós temos, por exemplo, o mapeamento de plantas daninhas que é o mapeamento usando drones, que permite que você reutilize até 60% em média de recursos de insumos, herbicidas, água e óleo diesel também. A digitalização permite que o produtor consiga aumentar a produtividade e manejar melhor os seus campos usando novas tecnologias”, comenta o gerente de agronomia da Xarvio® Brasil, Guilherme Faganello Dressano, ao Canal Rural Mato Grosso.


Além da agricultura digital, o controle contra a cigarrinha do milho também possui destaque no Show Safra deste ano. É o caso da Basf que levou para a feira um produto inovador para o controle da praga que impacta a produtividade da cultura.
“Uma revolução dos inseticidas que vai fazer a paralisação da alimentação desse inseto e vai acabar com esse problema que é a disseminação de todas essas viroses que a gente vê na cultura do milho”, frisa a gerente de desenvolvimento de mercado da Basf, Mariana Dossin.
Tecnologia uma aliada da agricultura
Na avaliação do vice-presidente da Basf, Marcelo Batistela, a agricultura tem se tornado cada vez mais complexa. Isso porque, de acordo com ele, já há quem faça quase 2,5 safras por ano.
“Isso traz uma competitividade muito grande e ao mesmo tempo aumenta a complexidade e aumentando a complexidade nós precisamos combinar diferentes tipos de tecnologia para ajudar o produtor a continuar sustentando o negócio ao longo do tempo. A agricultura e a tecnologia não têm como você desvencilhar uma da outra. Estamos em uma agricultura no Brasil que é tropical e intensa, ou seja, a constância de trazer novas tecnologias é fundamental para sustentabilidade e o negócio. É isso o que o produtor procura. As tecnologias vão ao longo do tempo fazendo o seu papel e você precisa trazer novas tecnologias”, diz ele ao Canal Rural Mato Grosso.
Além de muita tecnologia e inovação na linha de fertilizantes, que podem aumentar a produtividade das principais culturas do estado, o agricultor também encontra no Show Safra oportunidades de negócios com foco em sustentabilidade ambiental e econômica.


“A tecnologia é uma grande aliada para o produtor rural na busca da sustentabilidade, na busca por produzir mais usando menos recursos na mesma área que ele possui”, frisa o diretor de marketing da Mosaic, Luiz Roberto Arruda.
E a busca por novas tecnologias que auxiliem a produzir mais gastando menos recursos e, principalmente, ajudem a controlar pragas e doenças foi o que levou o produtor Gilberto Eberhardt para o Show Safra.
“Para os próximos anos vamos nos atentar e vamos buscar materiais também para também ter um teto produtivo melhor”.
Presente no Show Safra, a Syngenta, segundo o diretor comercial Frederico Barreto, busca a cada dia estar mais próxima do produtor e entender os desafios que ele enfrenta.
“Somos uma empresa de inovação. Somos uma empresa de ciência que está próxima do agricultor, entendendo quais são os desafios que ele encontra e trazendo novas opções”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.