Pequenos fruticultores expandem seus negócios em feira internacional 

Publicidade

Pequenos produtores rurais ganharam a oportunidade de expandir a comercialização dos seus produtos, na Fruit Attraction São Paulo. A feira que abrange a América Latina e tem como objetivo fortalecer a fruticultura brasileira nos mercados internacionais vai até hoje, 27/3.

O Sebrae está no centro dessa oportunidade, com estande expositivo exclusivo para os produtores de pequeno porte e da agricultura familiar. Para a Fruit Attraction, a instituição investiu no incentivo às cooperativas formadas, em sua maioria, por pequenos fruticultores. A instituição com foco em pequenos negócios afirma que o arranjo associativo permite escalar a produção e atender às demandas internas e externas.

Ao mercado externo, a aposta é promissora. De acordo com a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados), somente em 2024, as exportações de frutas ultrapassaram um milhão de toneladas, com faturamento de U$S 1,38 bilhão, um incremento de 2% em relação a 2023. Dentre os principais itens exportados estão mangas, melões, limas, limões, uva, mamão e melancia.

Victor Ferreira, coordenador de Projetos de Fruticultura do Sebrae, afirma que o Brasil tem potencial para crescer mais e se tornar um grande centro de exportação de frutas.

“Precisamos fomentar o acesso a mercados dos pequenos produtores ao lado de parceiros como a Abrafrutas para enfrentar os desafios da fruticultura”, diz Ferreira.

O coordenador do Sebrae ainda acrescenta que, para tal, os requisitos do mercado internacional devem ser atendidos. “Hoje exige selos certificadores de produção orgânica e sustentável, com desmatamento zero, além da adequação de embalagens e uma gestão logística e financeira eficiente”, conta.

Reprodução ASN. Amiraldo Piganço produz açaí liofilizado e pretende triplicar a produção em 2025. Foto: Túlio Vidal.

Cooperativas e acesso aos mercados

A Cooapinc-04 investe, desde 2007, na produção de acerola e atualmente exporta o concentrado da fruta, rica em vitamina C, para o México, Estados Unidos e Europa. “O Sebrae ajudou a montar nosso estatuto e regimento interno e trouxe a gente em uma feira tão importante como essa”, afirma Danila Ferreira, gerente da cooperativa que reúne 26 cooperados e 300 produtores dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí.

“Atualmente, produzimos 900 toneladas de açaí liofilizado. A partir do próximo ano, com 1.000 cooperados, vamos triplicar a produção”, conta Amiraldo Picanço, presidente da Amazonbai  –  cooperativa dos produtores extrativistas de açaí sediada em Macapá (AP).

A Coopexvale, sediada em Petrolina (PE) produz 12 variedades de uvas com e sem sementes, dos tipos verde, vermelha e preta. Para o mercado externo, Álvaro Solano, presidente da Cooperativa, conta que 100% da uva exportada é sem semente e com certificação global de boas práticas agrícolas. As demais são comercializadas no mercado interno.

“É importante diluir nos mercados interno e externo a produção”, conta Solano. O presidente da cooperativa também afirma que o apoio do Sebrae no processo para receber a certificação de boas práticas agrícolas foi fundamental, assim como a participação na Fruit Attraction. Iniciativas que abrem oportunidades de contato com potenciais clientes.

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress