Uma megaoperação policial foi finalizada com mais de 600 presos na Bahia, nesta quinta-feira (27).
A Polícia Civil buscava desarticular organizações criminosas e coibir homicídios, tráfico de drogas e crimes patrimoniais. A ação contou com a participação de cerca de 1,2 mil policiais civis para o cumprimento de mais de 700 mandados de prisão e busca e apreensão.
Segundo a polícia, foram cumpridos 455 ordens de prisão e 292 de busca e apreensão. Outras 178 pessoas foram presas em flagrante e 15 adolescentes foram apreendidos.
Durante a operação, um confronto armado ocorreu em Itapitanga, no sul do estado, entre criminosos e as equipes policiais. Edeilton Moreira Souza, apontado como uma das lideranças do grupo criminoso que atuava na região, foi baleado e morreu.
Veja vídeos abaixo da ação:
Entre os detidos, 160 são suspeitos por crimes contra a vida, 231 por tráfico de drogas, 63 por estupro, 75 por violência doméstica, 118 por crimes contra o patrimônio e 187 por outros delitos. As equipes também apreenderam 127 armas de fogo, 74 veículos e R$ 157 mil em espécie.
Esta foi a 15ª fase da Operação Unum Corpus, que totaliza 3.869 prisões, 614 armas apreendidas e mais de 800 kg de drogas retiradas de circulação.
A ação foi conduzida pelos Departamentos Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), e contou o apoio dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigações Criminais (Deic), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), reforçando o combate à criminalidade e a segurança pública em toda a Bahia.