Governo de SP reforça esquema de segurança para mulheres no Lollapalooza

Publicidade

O Governo do Estado de São Paulo realiza uma ação com o intuito de ampliar a segurança e bem-estar das mulheres que estarão no festival de música Lollapalooza 2025. O evento, que teve início nesta sexta-feira (28), ocorre até domingo (31) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A iniciativa é uma parceria com o Instituto Glória e a Rock World. Segundo o governo, a ação busca reforçar a aplicação do Protocolo Não se Cale, com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para possíveis vítimas de assédio.

Ao todo, 18 voluntários da SP Mulher e da Defensoria Pública atuarão no evento. Na entrada dos banheiros femininos haverá cartazes do “Não se Cale”, exibindo informações sobre como as mulheres podem pedir ajuda, caso enfrentem situações de assédio ou violência.

“Queremos criar uma atmosfera de segurança e confiança para as mulheres que têm o direito de curtir o show com tranquilidade. A ideia é disseminar o movimento SP Por Todas em eventos que reúnem grandes públicos e essa parceria é uma boa oportunidade de reafirmar o nosso compromisso com a proteção e acolhimento em qualquer ambiente que elas estejam”, afirmou a secretária do SP Mulher, Valéria Bolsonaro.

PM monta esquema de segurança com quase 2 mil agentes no Lollapalooza

A Polícia Militar de São Paulo montou um esquema de segurança com reforço no efetivo de agentes no festival de música Lollapalooza, que deve movimentar cerca de 90 mil pessoas por dia, entre 28 e 30 de março, no Autódromo de Interlagos, na zona Sul da capital paulista.

Aproximadamente, 1,9 mil policiais devem atuar no policiamento do autódromo e das proximidades.

A operação do festival começou em 20 de março, com patrulhamento ostensivo e preventivo, além da busca de procurados da Justiça e fiscalização de veículos.

O efetivo reforçado deve ter mais de 500 viaturas, entre policiamento de área, unidades especializadas — como choque (Rota, Gate, Cavalaria e Rocam) —, trânsito, comando de aviação e bombeiros, segundo a Polícia Militar.

A segurança deve ser intensificada nos dias do evento nas principais vias de acesso ao autódromo, locais de grande circulação, estações de trens, metrô, terminais de ônibus e hotéis. Agentes também devem estar em pontos considerados críticos e atuar ações de visibilidade e bloqueio para garantir a segurança do público em todo o entorno do festival.

O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) contará com uma cabine exclusiva para recebimento de denúncias. O operador terá contato direto com os policiais da área. A equipe do Sistema Olho de Águia também vai auxiliar os policiais com o monitoramento aéreo da região com o uso de drones.

A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) também deve ter com a delegacia móvel no interior do Autódromo de Interlagos para o registro de ocorrências e atendimento dos frequentadores. O ônibus conta com agentes mulheres para atendimentos de importunação sexual e policiais fluentes em inglês e espanhol.

Pela primeira vez usado no Carnaval deste ano, a Deatur promete instalar painéis digitais com orientações e dicas de segurança para o público.

O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), da Polícia Civil, deve atuar no policiamento preventivo especializado na área externa, com foco nos furtos e roubos de celulares e outros crimes patrimoniais. O Serviço Aerotático (SAT) também apoiará as equipes em solo nos horários de maior concentração de público.

*Sob supervisão 

Nacional – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress